Tamarix Africana

Um caso excepcional de um Yamadori por mim escavado em Novembro 2009 que devido ao seu enorme crescimento e enraizamento pôde ser agora trabalhado.

No entanto quero alertar os leitores deste blog para o facto de ser apenas possível trabalhar uma árvore quando temos a certeza do seu perfeito enraizamento.
A maioria das árvores têm de crescer durante um período de pelo menos um ano até dois ou três até terem a força e o vigor para serem trabalhadas.
Não respeitar este período de recuperação pode  significar a perda da árvore.

Mas como já disse o caso deste Tamarix foge á regra pois a Akadama grossa junto com uma adubação agressiva foram as condicionantes para este vigor explosivo.
Quando da recolha fiz uma poda básica para estabelecer a forma primária.
Agora depois de meses de crescimento vigoroso fiz mais uma poda para diminuir a altura da copa e melhorar a sua conicidade.
A árvore tinha produzido ramos com mais de 2 metros de altura desde a Primavera.
Esta poda obrigou-me a criar um Shari na frente da árvore mas devido ao facto deste exemplar já ter por natureza alguns pequenos Shari que foram agora limpos tenho a certeza que no futuro o todo será muito coerente.
Aliás na natureza já vi muitos Tamarix com grandes partes de madeira morta.
Escavei este exemplar devido ao movimento expressivo do Tachiagari, a casca muito bem formada e a grossura do seu tronco, coisa na minha opinião rara de encontrar entre as centenas de Tamarix que vi na natureza.
Depois de contar os anéis de crescimento nalgumas das partes podadas calculo a idade deste exemplar entre os 60 e os 70 anos.


Todo o trabalho de limpeza ou formação nos Shari foi feito com ferramentas manuais.

No Japão e China os Tamarix e os Salix são formados normalmente com os ramos pendentes no estilo chorão (ramos pendentes) Shidare Zukuri.
Esta maneira de formar os Tamarix e os Salix evoca as suas formas naturais e exterioriza as suas cacterísticas mais femininas dando-lhes elegância.
De outra maneira os fortes crescimentos destas espécies farão com que as árvores pareçam arbustos com folhagem demasiado densa e pesada.

Seguindo esta ideia aramei todos os ramos.
O trabalho anual de aramamento e poda tem que ser seguido estrictamente, caso contrário, isso será visivel na forma dos ramos.
Como neste caso esta foi a primeira formação ainda há muitas coisas a refinar neste exemplar.
Por exemplo o ramo traseiro terá de ser desenvolvido nos próximos anos.
O ramo acima do primeiro ramo em meia cascata Han-Kengai terá de ser encurtado nos próximos trabalhos quando formar novos botões para o interior.
O ápice como está a ser formado por um pequeno novo ramo terá de crescer ainda 2 ou 3 anos para ter alguma credibilidade.

Mas convém não esquecer que o facto de ser possivel trabalhar a árvore tão cedo após a sua recolha já é um gigantesco bónus, portanto mais uns anos de trabalho não será um castigo.
Este estilo Shidare Han-Kengai não é muito comum e caracteriza-se pela forma dos seus ramos pendentes.
A construção dos mesmos demora alguns anos até ser visivel o seu carácter e estructura.

Ainda não escolhi um vaso pois primeiro espero até a árvore ter mais alguma definição.
As medidas actuais deste exemplar são: grossura do tronco na base 20cm, altura a partir do rebordo do vaso 65cm, largura 95cm.
Devido ás dimensões dos ramos pendentes não me foi possivel fotogarafar a árvore na sua totalidade.

Comentários

Mensagens populares