Juniperus Chinensis

Este Juniperus foi publicado aqui no blog no ano passado a seguir ao seu envase no novo vaso.
Contudo logo após o envase e publicação tive dúvidas quanto á sua forma e decidi cortar todo o topo só deixando os dois ramos mais baixos para fazer uma árvore com mais movimento e também mais compacta.
Agora mais de um ano depois do envase a árvore tinha suficiente vigor para ser de novo trabalhada.
O trabalho feito foi a limpeza da folhagem velha, aramamento do ramo principal e posicionamento do ramo traseiro que formará o novo ápice protegendo-o primeiro com ráfia e tape.
O único problema é que o ramo escolhido para fazer o novo ápice não tem actualmente suficiente folhagem ou ramificações para dar uma imagem convincente e adequada da nova forma.
A única solução é esperar alguns anos e entretanto ir refinando a árvore.
Outro detalhe que também absolutamente deixou de bater certo foi o vaso onde a árvore se encontra.
Daqui a mais dois anos a árvore será envasada num outro vaso que melhor se adapte á sua nova forma mas primeiro vou deixar este exemplar crescer e só então farei a nova escolha do recipiente.

Mudanças como esta por vezes acontecem.
O mais importante na minha opinião é mantermo-nos abertos a novas ideias.
Se tivermos a certeza que um determinado trabalho irá aumentar a qualidade da árvore vale sempre a pena tentá-lo mesmo que as operações para o conseguir por vezes possam ser muito drásticas ou se tenha de esperar mais alguns anos até se ter o resultado pretendido.

No Bonsai a pressa é o nosso pior inimigo...

A primeira foto mostra o aspecto da árvore no ano passado antes do corte do topo (talvez assim percebam que achava a árvore demasiado alta e sem muito movimento na parte central do tronco motivos para esta remodelação), a segunda foto mostra o aspecto do exemplar antes deste trabalho começar.
No futuro vou retirar a totalidade ou grande parte do Jin que ficou da poda do ápice para melhorar a fluidez de movimento e conicidade da árvore por agora teve de ficar para prender tensores que mantêm o novo ápice no seu lugar.

Comentários

Mensagens populares