Pinus Sylvestris

Um Pinus já publicado anteriormente aqui no blog logo a seguir á sua formação.
Este Pinus formado com o Mestre Liporace sofreu no ano passado a perda do seu primeiro ramo do lado direito da árvore.
Este ramo tinha uma forma muito particular e interessante que dava também á árvore um movimento muito dinâmico.
É importante ao trabalharmos com Bonsai mantermo-nos abertos a eventuais mudanças pois o facto de trabalharmos com árvores vivas implica por vezes vermo-nos confrontados com mudanças não planeadas da nossa parte em árvores que estavam "formadas".
A história desta árvore implicou como acabei de dizer uma mudança "forçada", o grande desafio foi tentar tirar o maior partido da situação e das actuais possibilidades do exemplar.

Após mais de um ano depois da perda do ramo e depois de calmamente ter estudado as várias possibilidades de remodelação decidi  fazer o trabalho necessário para dar a esta árvore a dignidade que merece.

Na minha ideia seria um grande erro tentar reconstruir a árvore como ela tinha sido formada na primeira formação.
Com a perda do primeiro ramo a dinâmica da árvore mudou, observando o seu movimento, ramificações e estrutura dos ramos principais decidi mudar o balanço da árvore.
Todas as agulhas velhas foram retiradas e os ramos aramados nesta remodelação.
O primeiro ramo agora será o ramo do lado esquerdo contra-balançando o movimento deste Pinus.
Esse ramo será ligeiramente alongado nos próximos anos (5 a 7.5cm ) para aumentar a assimetria da árvore.
E quando o ramo atingir essas proporções é importante manter espaços vazios a todo o seu redor para aumentar não só a sua elegância mas também o seu impacto visual separando-o do resto da copa.
Daqui a mais um ano de crescimento será possivel fazer o envase no vaso final de John Pitt pois embora a forma da árvore tenha mudado o vaso escolhido na altura da primeira formação ainda será o perfeito para ela .

Neste caso embora a árvore tenha mudado bastante visualmente mantèm na minha opinião uma boa dinâmica.
A qualidade da casca, o movimento subtil do Tachiagari e principalmente os dois bonitos "cotovelos" perto do topo são bem visiveis.
O Ten-Jin (Jin do topo) foi removido completamente só deixando um pequeno Jin na sua base pois acho que neste caso não trazia nada de positivo para a forma desta árvore.
Do ramo que tinha secado foi feito um Jin com um bonito movimento..

Devido ás proporções desta árvore é muito dificil fotografá-la mostrando a frente e a sua tridimensionalidade como o observador ao vivo pode ver.
Na foto a parte direita da copa parece maior do que na verdade é (devido ao angulo em que a lente da camâra capta a imagem) e também não é bem visível o triangulo mais assimétrico para a esquerda.

Grossura do tronco na base 18cm, altura 70cm.

Comentários

Mensagens populares