Juniperus

Esta árvore em estilo Han-Kengai foi formada na minha primeira demonstração  (se não me engano) á 5 anos, a convite do Grupo Bonsai de Leiria.
O material provinha de viveiro e estava plantado num vaso em plástico bastante grande.
Depois da demo deixei a árvore recuperar mais um ano no mesmo vaso para ganhar força e só a envasei para um vaso de ceramica de tamanho entremédio quando  vi que estava a crescer com vigor.

Devido á grande quantidade de ramos cortada na demo houve partes da seiva que secaram ( facto normal no crescimento dos Juniperus depois de grandes podas) , essas partes foram mais tarde limpas da casca seca para mostrar os Shari.

No ano passado fiz o envase da árvore neste vaso planeado originalmente para esta planta de um ceramista espanhol residente em Portugal meu conhecido José Delgado.
Mas actualmente não acho a escolha muito feliz pois a forma de Kurama arredondada, e apesar da textura muito grosseira da argila, acentua demasiado as características mais femininas da árvore fazendo-a perder em força visual.

Como muitas vezes acontece depois da primeira formação de uma árvore e passados alguns anos de desenvolvimento o carácter dessa árvore muda e algumas características acentuam-se.
Neste caso a árvore ganhou algumas características de idade e os dois Shari ganharam em charme.
O único problema é que com a frente actual os Shari não são visiveis e na minha opinião o melhor movimento da árvore e uma maior dinâmica também não são aproveitadas.

Depois de ponderar desde o ano passado e após várias vezes estudar a árvore sem mudar nada da sua forma chegou a altura de fazer algumas mudanças bastante grandes na forma deste exemplar, na procura de mais movimento,uma aparência mais selvagem, tudo reflexões de um meio-ambiente mais agreste que caracterizam árvores neste estilo.

Em primeiro lugar a frente mudou completamente, passando o antigo lado direito da árvore a ser a sua nova frente, a inclinação também mudou para poder mostrar os Shari e o movimento não só da parte em cascata mas também do topo.
O  ramo que se dirigia para a antiga frente em  meia-cascata foi podado e substituido por um outro que  ficou com essa função.
Um dos Jin partindo do Shari mais baixo devido á sua falta de movimento foi encurtado para visualmente se inserir melhor na atmosfera da árvore.
Mais alguns dos ramos secundários foram encurtados ou retirados completamente.

Esta variedade de Juniperus tem um problema em criar compacticidade, prefiro trabalhar com Juniperus Chinensis ou a variedade Itoigawa pois esses criam sempre massas foliares bem compactas, neste caso é necessário criar um compromisso, com bom controle da rega e pinçagens constantes é possivel criar uma compacticidade aceitável.

Com a nova inclinação e frente da árvore o Ten Jin (Jin do topo) ficou colocado no sitio ideal e a árvore tem uma aparência muito mais rústica aparentando maior idade e mais pontos de interesse visuais.
No Outono vou colocá-la no seu novo vaso um vaso quadrado de argila vermelha Tokoname (embora de baixa qualidade) no futuro vou procurar um vaso de mais qualidade.

Penso que com esta remodelação a qualidade da árvore aumentou bastante.
Realçando com este trabalho as qualidades mais masculinas presentes mas não visiveis ao observador desta árvore, fez com que o exemplar ganhasse em força visual.
O estilo mudou também com esta remodelação e de um Han-Kengai (meia-cascata) transformou-se agora  num Kengai (estilo cascata).
O único detalhe (que eu considero muito importante) que não foi possivel mostrar na foto da árvore com o novo vaso em frente dela, é que quando esta for envasada neste novo vaso o seu tronco irá cruzar o canto superior esquerdo do vaso.
Este detalhe junto com o movimento do tronco para a traseira e a sua vegetação que no final da cascata se dirige de novo para a frente vai ajudar a criar uma boa profundidade, assim como os ramos traseiros do topo da árvore.
Uma mudança de árvore "doce" (sweet) para "máscula" (butch).

Comentários

Mensagens populares