Prunus Mume Yabai



















Estes dois exemplares de Prunus ainda não foram trabalhados depois da sua chegada ao viveiro.
Foi necessário refinar a madeira morta e limpá-la pois em muitos sítios ainda se encontrava coberta por casca ressequida assim como trabalhar os detalhes da mesma madeira, tudo com ferramentas manuais.
Devido a ser altura da floração ainda não podei e eventuais trabalhos de aramamento serão feitos mais tarde devido a primeiro querer envasar as árvores nos seus novos vasos.
O primeiro exemplar tem o lado direito do tronco todo morto e no Japão país da sua proveniência foi feito o trabalho rudimentar na madeira.
Pequenos toques e refinamentos eram necessários para melhorar a sua qualidade.
Foi também escolhida uma frente ligeiramente diferente da original melhorando o movimento do tronco e da linha viva.
Uma ligeira inclinação para a esquerda aumenta o dinamismo e "flow"da árvore.
O novo vaso para este exemplar é o meu favorito trazido à pouco da Bélgica de Gordon Duffett.
O vidrado lindíssimo cinzento/azul-claro irá contrastar suavemente com as flores tão delicadas desta espécie e a sua forma redonda contra-balança eficazmente o movimento do tronco.
No segundo exemplar a graciosidade do movimento do tronco é muito típica do Prunus.
A minha ideia original foi fazer do lado com menos Shari e mais casca velha a frente desta árvore mas devido ao posicionamento um pouco feio do primeiro ramo do lado direito (saindo do interior de uma curva) decidi utilizar o lado contrário como a nova frente pois a partir daí o ramo não tem tão obviamente um posicionamento erróneo.
Também neste exemplar toda a madeira morta na forma de Shari foi limpa e refinada mostrando depois do trabalho interessantes cavidades e pormenores.
Inclinando a árvore para a esquerda e virando a frente no sentido contra-relógio melhorou a aparência deste exemplar que como o primeiro só será aramado daqui a algum tempo depois de recuperar do envase que será em breve feito para o novo vaso escolhido também neste caso um Gordon Duffett com um bonito vidrado azul "craquellé".

Comentários

Mensagens populares