Bouganvillea Glabra
Este trabalho feito agora nesta Bouganvillea estava a ser planeado já à algum tempo.
Era um trabalho importante de refinamento para solucionar o problema do corte feito no topo quando da recolha deste exemplar, mas preferi esperar até os ramos terem engrossado mais um pouco e assim as linhas de seiva estarem bem definidas.
Para conseguir melhorar a conicidade do topo decidi que um dos ramos do mesmo do lado esquerdo teria de ser completamente retirado para permitir retirar massa de madeira e assim afunilar esculpindo a madeira.
A madeira da Bouganvillea é completamente diferente de outras madeiras mais habituais no Bonsai.
A sua estrutura é "espongosa" e muito difícil de refinar.
O começo do trabalho foi feito com uma serra com a qual serrei um triângulo de madeira da parte do topo abrindo mais ou menos em V o corte.
Embora prefira trabalhar sempre com ferramentas manuais neste caso o trabalho foi feito com uma Makita utilizando uma fresa tipo Samurai mas de fabricação portuguesa de um aluno dos cursos que dou.
Esta fresa fez o trabalho sem nenhum esforço (obrigado Luís!) eventuais interessados em a adquirir podem contactar comigo pois darei o contacto do Luís!
Agora vou deixar a madeira secar mais e depois irei trabalhá-la com as ferramentas manuais.
Depois deste trabalho fiz também um refinamento das ramificações e algum aramamento.
Um dos ramos traseiros superiores foi encurtado pois fazia a silhueta do topo vista da lateral demasiado larga ,e os seus restantes ramos foram aramados e colocados nas suas novas posições.
Nos próximos tempos será necessário deixar alguns ramos crescerem próximo do sitio onde o ramo lateral foi retirado para compensar a sua falta na silhueta da árvore.
Considero o resultado do trabalho feito muito satisfatório pois a conicidade do topo melhorou muito assim como a aparência mais natural deste.
É importante aprendermos em Bonsai a dosear os trabalhos necessários, eu muitas vezes só faço este tipo de trabalhos depois de alguns anos de crescimento da árvore e por vezes à trabalhos que têm de ser divididos em várias fases.
A única coisa que o dita é o mantêr da saúde da árvore.
Comentários