Bouganvillea Glabra

Lado direito com corte da serra

Lado direito depois do trabalho
Lado esquerdo antes do trabalho começar
Corte feitpo com serra lado direito
Lado esquerdo depois de trabalhado


Este trabalho feito agora nesta Bouganvillea estava a ser planeado já à algum tempo.
Era um trabalho importante de refinamento para solucionar o problema do corte feito no topo quando da recolha deste exemplar, mas preferi esperar até os ramos terem engrossado mais um pouco e assim as linhas de seiva estarem bem definidas.
Para conseguir melhorar a conicidade do topo decidi que um dos ramos do mesmo do lado esquerdo teria de ser completamente retirado para permitir retirar massa de madeira e assim afunilar esculpindo a madeira.
A madeira da Bouganvillea é completamente diferente de outras madeiras mais habituais no Bonsai.
A sua estrutura é "espongosa" e muito difícil de refinar.
O começo do trabalho foi feito com uma serra com a qual serrei um triângulo de madeira da parte do topo abrindo mais ou menos em V o corte.
Embora prefira trabalhar sempre com ferramentas manuais neste caso o trabalho foi feito com uma Makita utilizando uma fresa tipo Samurai mas de fabricação portuguesa de um aluno dos cursos que dou.
Esta fresa fez o trabalho sem nenhum esforço (obrigado Luís!) eventuais interessados em a adquirir podem contactar comigo pois darei o contacto do Luís!
Agora vou deixar a madeira secar mais e depois irei trabalhá-la com as ferramentas manuais.
Depois deste trabalho fiz também um refinamento das ramificações e algum aramamento.
Um dos ramos traseiros superiores foi encurtado pois fazia a silhueta do topo vista da lateral demasiado larga ,e os seus restantes ramos foram aramados e colocados nas suas novas posições.
Nos próximos tempos será necessário deixar alguns ramos crescerem próximo do sitio onde o ramo lateral foi retirado para compensar a sua falta na silhueta da árvore.
Considero o resultado do trabalho feito muito satisfatório pois a conicidade do topo melhorou muito assim como a aparência mais natural deste.
É importante aprendermos em Bonsai a dosear os trabalhos necessários, eu muitas vezes só faço este tipo de trabalhos depois de alguns anos de crescimento da árvore e por vezes à trabalhos que têm de ser divididos em várias fases.
A única coisa que o dita é o mantêr da saúde da árvore.

Comentários

Mensagens populares