Juniperus Chinensis "Taiwan"



No ano passado depois da chegada a Portugal desta árvore decidi não envasá-la para dar tempo ao exemplar de se adaptar ao nosso clima.
Agora um ano mais tarde chegou o momento de colocar a árvore num vaso mais pequeno pois o enorme peso do exemplar tornava difícil a sua deslocação para manutenção rotineira.
O vaso eleito para este envase foi um bonito vaso da mão do Mr. Watanabe Kakuyuki Master Pot Maker.
Iremos ponderar no futuro se este será o vaso final (certamente tem o critério de qualidade para o ser) mas primeiro no próximo ano o topo do tronco principal será colocado na sua posição e depois com calma veremos o que decidir.
Neste envase retirei muito do solo retirando também uma boa parte da argila de origem ainda presente na parte mais central das raízes.
Numa árvore desta qualidade este tipo de operações tem de ser bem pensado e é preferível retirar todo o solo de origem em vários envases para não arriscar a saúde da árvore.
Este novo vaso permitiu reduzir substancialmente o volume total do solo tendo vários pontos muito positivos: A árvore é agora mais fácil de mover como já tinha dito, o vaso ajuda a dar uma aparência mais acabada ao todo e é uma aproximação (se não) ao vaso final, a rega será muito mais fácil de fazer e controlar pois a antiga superfície do solo estava gasta e compactada dificultando a entrada da água.


Comentários

Mensagens populares