Pinus Pinea





Este Pinus estava enormemente a precisar de um envase pois as raízes tinham com o passar do tempo levantado a árvore da sua posição no vaso.
Com efeito ao tirar a árvore do vaso um bloco de raízes grossas era bem visível.
Um manto de micorrizas branco amarelado "embrulhava" toda a massa radicular confirmando a boa saúde das mesmas.
Excepto a camada superficial toda a Akadama e Kiriu presentes ainda estavam em muito boa condição ,o problema era mais causado pelas raízes do fundo que tinham formado um bloco muito difícil de desfazer.
Levando em conta a nova frente e inclinação do exemplar no seu novo vaso retirei o solo pouco a pouco tendo principalmente cuidado em retirar toda a camada superficial para garantir uma perfeita drenagem.
O novo vaso vem do atelier do ceramista Japonês Mr. Isamu Morishita e complementa muito bem pelas suas linhas suaves e cor vermelha da argila o carácter mediterrânico desta árvore.
Devido a haver muitas raízes finas partindo da base do tronco foi-me possível podar uma massa enorme de raízes grossas.
Isto ao contrário da maior parte dos envases feitos em por exemplo Yamadori, pois em muitos desses casos só passados muitos anos é que a árvore tem uma massa adequada de raízes finas de maneira a permitir uma poda mais agressiva.
Nesses casos o normal é enrolar a massa de raízes à volta da massa central só cortando o mínimo possível.
Também no caso dos Yamadori muitos não têm os micorrizas visivelmente desenvolvidos.
Na minha experiência só exemplares que estão envasados em misturas drenantes de Akadama e Kiriu com pouco ou nenhum solo original desenvolvem massas compactas de micorrizas (não estou a afirmar que noutros casos isso seja impossível!) mas aqui no viveiro é a minha experiência que quanto mais pobre em matéria orgânica o solo for (como no caso da Akadama e Kiriu) mais rapidamente os micorrizas se desenvolvem.
De qualquer maneira penso que a árvore ficou bastante melhor neste seu novo vaso.

Comentários

Mensagens populares