Taxus Baccata









Quando comprei este Taxus na Holanda á 8 anos era uma planta de viveiro que tinha sido podada para fazer back-budding no tronco e ramos existentes.

Tanto o tronco como os ramos não tinham muito interesse, o primeiro muito direito e sem conicidade e os últimos demasiado grossos.
Decidi por esse motivo serrar o tronco original só deixando um toco e alguns ramos finos.
De parte do tronco original e dos ramos foram feitos Jin e Shari, depois deixei a árvore recuperar algum tempo sem podar o novo crescimento para ajudar a cicatrização das feridas e engrossar os poucos raminhos existentes.
Até agora a árvore teve várias formas.

Na primeira estilização fiz um Ten-Jin que saía da copa.
Depois o ramo principal da árvore foi do lado direito e o do lado esquerdo mais curto contra-balançando o movimento para a direita.
De notar que esta árvore só tem dois ramos.
Os dois saem da traseira do topo do antigo tronco estendendo-se para ambos os lados e sub-dividindo-se em vários patamares de folhagem dando assim a impressão de haverem mais ramos principais.
O actual topo sai como ramo secundário do ramo que se estende para a esquerda da árvore.
Depois de termos limpo as agulhas velhas neste passado Verão o back-budding estava agora bem visível e assim a árvore estava pronta para ser hoje trabalhada.
Não só aramei mas podei também vários ramos secundários criando espaços e mais ligeireza na silhueta.
O passo mais importante neste trabalho foi o retirar alguns ramos traseiros para permitir a correcção da silhueta vista da lateral, e a colocação do ramo da esquerda no seu lugar.
O Shari tem uma aparência natural embora que bastante modesta.
O vaso Tokoname cinzento é um bom complemento á coloração da folhagem e casca.
Embora simples esta árvore mesmo assim é bastante atraente agora que começa a ficar mais refinada na sua forma.

Comentários

Mensagens populares