Ficus Carica






Este Ficus faz parte da minha colecção desde que chegou aqui ao viveiro á + ou - 7 anos.

Tem agora uma idade de 34 anos.
Nos últimos anos não o tinha aramado nem podado agressivamente para favorecer ramificações densas.
Eu prefiro deixar as árvores desenvolverem os seus próprios caracteres mas por vezes é necessário intervir e fazer correcções antes que os ramos engrossem demasiado.
Com a visita do Rodrigo Sousa na passada quarta-feira veio também a ideia entusiástica da sua parte de trabalhar alguns Ficus para melhorar as suas formas.
Quem não conhece o Rodrigo em pessoa pode não se aperceber através do seu blog Kintall, da personalidade ímpar e entusiasmo contagiante que fazem parte do empenhado Bonsaìsta que ele é.
Ainda na onda de quarta-feira trabalhei ontem este Ficus.
Neste caso decidi aramar com arame de alumínio embora este seja muito menos estético que o arame de cobre pois a madeira do Ficus embora tenha alguma flexibilidade a verdade é que os ramos mais grossos são muito rígidos e sensíveis a fracturas que uma vez acontecidas significam normalmente a perda do ramo.


Rodrigo! se tiveres fotos desta árvore antes deste trabalho por favor envia-mas pois eu como muitas vezes esqueci-me de fotografá-la antes!
O ramo principal na esquerda tem alguma linhas que não me agradam sobre maneira.
Assim também o seu volume e comprimento de algumas partes desse ramo são excessivos.
Decidi no entanto não podar essas partes agora e esperar pela estação de crescimento para fazer essas tarefas.
Na próxima estação será também feita poda para obrigar a árvore a fazer ramos mais densos e backbudding.
O vaso actual não é o vaso final.
Esse será um Tokoname oval vidrado que se adapta muito bem ao carácter da árvore e a sua casca.
A árvore com este aramamento perdeu um pouco o seu carácter natural de Ficus na natureza, mas a ideia é balançar o treino de maneira a que passados alguns anos essa aparência "natural" regresse.

Só para esclarecer : o Rodrigo acabou de me enviar uma foto do Ficus antes de ser trabalhado, o meu obrigado por isso!


Comentários

Mensagens populares