Pinus Pinea

























Este Pinea como os outros publicados foi também comprado em viveiro sendo este o mais velho dos três com uma idade de 40 anos.

De facto tinha desistido de fazer desta árvore um Bonsai e ela já se encontrava á anos num canto do viveiro sem que o trabalho devido fosse feito.
Hoje decidi estudar a árvore atentamente para deliberar sobre as possibilidades de melhorar a sua forma ,no caso de não encontrar uma solução satisfatória estava disposto a plantar esta árvore aqui no terreno.
A imagem que já à anos queria conseguir era uma forma de Pinheiro Manso como eles crescem perto de Vila Real de Santo António altos e esguios devido ao solo arenoso onde crescem, com linhas de tronco simples mas expressivas, salientadas pela casca madura, as copas planas mostrando a estrutura de ramificações que as sustentam.

Esta árvore tinha a casca da imagem pretendida, o passo seguinte foi encontrar a linha de tronco.
A linha de tronco da antiga frente não me inspirava, e havia demasiados ramos para a linha minimalista que pretendia.
Retirando 4 dos ramos mais baixos libertei a linha de tronco para ser vista nua na sua beleza simples, rústica.
O desafio foi criar a partir do mínimo possível de elementos uma imagem realista desses Pinheiros buscando na minha mente a história a contar.
A última vez que me lembro de ter envasado este Pinea foi á 7 ou 8 anos. Todo o solo presente é composto de Akadama e Kiriu sem nenhuma terra de origem mas a drenagem tem vindo a diminuir de ano para ano, e como talvez possam ver nas fotos o crescimento de raízes nestes anos está literalmente a levantar a árvore do vaso o que irá implicar uma remoção substancial de solo e raízes na próxima Primavera ou Outono.

A escolha do vaso apropriado á sua nova forma é também crucial para completar a árvore.

O novo vaso escolhido é um Tokoname oval não vidrado de cor avermelhada que estabiliza e "acalma" a forma tão pronunciada e só aparentemente simples da árvore, forma essa que pede o complemento do vaso ecoando as paisagens onde estes Pinus vivem.

Devido ao estado negligenciado da sua folhagem levará alguns anos a construir uma copa densa com agulhas curtas e para conseguir isso será necessário aumentar o vigor da árvore com um envase em solo bem drenante a continuação de uma boa adubação (essa foi a única tarefa que em todos estes anos não foi negligenciada) e uma boa poda anual das velas.
Altura da árvore 90cm,largura da copa 90cm, grossura da base 12cm.

Ao fotografar como noutros casos á uma distorção da imagem devido ao tamanho da árvore e do ângulo da lente em relação á copa.

A última foto embora seja a foto tomada a mais distância da árvore é a única que permite visionar a sua verdadeira silhueta sem essas distorções.

Posso-vos dizer que este projecto que envolveu um dia e meio de trabalho acabado hoje de manhã foi muito excitante de concretizar pois envolveu sair dos reconhecidos estilos de Bonsai explorando directamente das formas naturais das árvores na natureza.Primeiro formei a copa da árvore e depois fiz várias adaptações e mudanças para criar a imagem mais á semelhança dos Pinea na natureza que queria retratar.

Que eu saiba á muito poucos Pinea como Bonsai e penso que ainda menos imitando as formas naturais.Este Pinus foi durante toda a sua vida plantado em vaso a partir de semente facto pelo qual demorou ainda mais tempo a criar uma casca adulta.

Esta é a minha pequena homenagem á espécie e a recuperação de uma árvore destinada a ser plantada no terreno.

Passados 40 anos mostra orgulhosamente a forma dos da sua espécie.

Comentários

Mensagens populares