Pinus Pinea

















O Pinea embora faça parte integrante da maioria das nossas paisagens não obstante raramente é utilizado como Bonsai.

Muito rara também é a informação acerca desta espécie no Bonsai.

Depois de anos de experiências sei agora o que para mim funciona na formação destas árvores.
O exemplar aqui apresentado está comigo faz 15 anos, e como muitas outras árvores na minha colecção sofreu ao longo dos anos muitas mudanças.
Técnicas de poda como as utilizadas com o Pinus Thunbergii são para esta espécie aparentemente demasiado agressivas pois têm como resultado o aparecimento de agulhas e brotes juvenis (segundo o meu conhecimento é uma das únicas espécies de Pinus que produzem como algumas espécies de Juniperus quando sujeitas a stress, crescimento dito juvenil que tem um outro carácter e aparência), também o seu back-budding no inicio do treino generoso vai declinando com o passar dos anos.

Estas foram as razões que me levaram a adoptar as mesmas técnicas empregadas para o Pinus Sylvestris pois assim o aparecimento de crescimento juvenil é limitado ao máximo (ou inexistente) o que favoriza a estética desta espécie.
O Pinea deve ser a espécie de Pinus mais difícil de aramar dando-lhe uma aparência "natural" por isso é preferível limitar o aramamento formando as árvores mais com poda depois destas terem a estrutura mais ou menos definida.

Este exemplar como já disse está à alguns anos no viveiro e no inicio da formação tinha a casca completamente lisa como a primeira foto o pode mostrar logo depois da sua primeira formação com uma outra forma e frente e substancialmente maior do que actualmente.
Mas a mesma casca em vaso só se começa a formar na minha experiência depois de 10 anos em treino.
O tamanho das agulhas também só irá diminuir com o passar do tempo, uma rega muito bem gerida e uma adubação dada nos momentos necessários e em quantidades apropriadas.
O trabalho feito foi a poda extensiva de ramos, limpeza de agulhas e aramamento.

Na Natureza as copas redondas destas árvores são a sua imagem mais típica mas a verdade é que dentro dessas copas redondas à bastantes variações em formas e estilos.
Já vi Pinea em Fukinagashi, Shakan, e Bunjin-gi.
Daí ter-me mantido leal nesta formação á sua predominância natural não dividindo os ramos em patamares.
Consegui profundidade colocando ramos traseiros em sítios estratégicos para serem vistos a partir da frente.
A árvore está plantada num vaso de Miguel Neto (o seu primeiro vaso rectangular para Bonsai) que embora diferente da maioria dos vasos utilizados para este tipo de árvore funciona muito bem não só como contra balanço ao movimento da árvore mas como complemento ás suas caracteristicas de casca e forma.

A proveniência desta árvore é viveiro, a sua idade é calculada entre os 35 e os 40 anos.
A grossura do tronco na base é de 11cm, altura 65cm ,largura 90cm.

Comentários

Mensagens populares