Celtis Sinensis









Os visitantes regulares deste blog certamente já perceberam que para mim formar alguns Bonsai é um processo orgânico que muitas vezes implica a passagem de anos até eu ter a certeza de algumas mudanças que quero fazer nas árvores.
Assim é a história deste Celtis.
Desde a sua primeira formação que eu sabia que aquela não seria a forma "definitiva" da árvore, pois cada vez que a olhava via uma falta de harmonia que me incomodava.
Com o passar dos anos procurei formas de resolver esse problema, enquanto que corrigia outros problemas e desenvolvia as ramificações finas.
Hoje aproveitando a limpeza e preparação para o Inverno decidi finalmente tentar pôr em prática as minhas ideias.
Na minha análise o primeiro ramo do lado direito da árvore por ser mais baixo do que os outros tirava um pouco importância ao tronco ao mesmo tempo que o encurtava visualmente em conjugação com a raiz do lado direito.
O espaço vazio da direita ficava pequeno e a silhueta demasiado fechada.
Talvez que algumas pessoas argumentem que a árvore como estava era bonita, mas na minha opinião era também um pouco tosca.Eu queria dar-lhe mais elegância mas ao simplificá-la queria aumentar também a expressão e dramatismo.
Ao todo cortei quatro ramos e só necessitei aramar um para conseguir a silhueta pretendida.
Um único ramo precisa de alongar para preencher um espaço na traseira devido ao espaço vazio criado pela poda do ramo maior da direita.
Como muitas vezes acontece ao mudar alguma coisa estrutural numa árvore somos por vezes obrigados a mudar mais do que a nossa ideia inicial dizia pois a dinâmica da árvore muda e isso implica a correcção de mais detalhes, foi o que aconteceu também com esta árvore.
Ao podar o ramo do lado direito e um ramo frontal vi-me também obrigado a podar um ramo traseiro do lado esquerdo e um ramo frontal esquerdo.
Agora depois destas correcções o Tachiagari ganhou mais em altura e elegância assim como toda a árvore ficou mais aberta e transparente.
Na próxima estação a raiz do lado direito que é mais alta do que as outras será um pouco escavada para corrigir visualmente a sua aparência e inseri-la melhor no Nebari embora neste momento o problema já esteja bastante mais aliviado pela poda do ramo do lado direito que acentuava ainda mais esse defeito.
A árvore precisa agora de crescer uma estação para consolidar a sua nova forma.
Por um lapso involuntário na colocação das fotos troquei a segunda foto que era a frente antes do trabalho pela primeira foto que mostra o lado esquerdo da árvore antes do trabalho.

Comentários

Mensagens populares