Carpinus Betulus





Este Carpinus foi escavado por mim á 16 anos em França devido à forma da sua base pouco comum na espécie.
A sua forma foi predominantemente conseguida com podas e só de vez em quando um pouco de arame foi utilizado.
A sua actual frente foi até à 3 anos a traseira da árvore com uma inclinação diferente.
Embora não seja muito visível devido ao musgo na base o Nebari da árvore é bastante bom.
No próximo envase será outra vez trabalhado e será possível mostrá-lo mais um pouco.
Agora como a árvore já adquiriu alguma maturidade de ramificações o golo é manter essas ramificações sem deixá-las engrossar demasiado.
Para o conseguir é necessário adaptar as quantidades de adubo dadas durante a estação de crescimento.
No entanto convém talvez dizer que na prática noto que uma enorme maioria de pessoas não adubam suficientemente os seus Bonsai. Sendo o erro mais comum, que plantas que estão nas fases mais iniciais de treino e portanto necessitando ainda muito desenvolvimento serem tratadas e adubadas num regime que se poderia qualificar de "fome".
Voltando a este Carpinus o vaso em que está plantado é um Tokoname com um belíssimo vidrado verde que acompanha a árvore de uma maneira sóbria mas refinada.
A coloração da sua casca é mais clara mas hoje quando o trabalhei ainda estava molhado pela chuva de ontem daí a cor escura.
Como curiosidade dois dos ramos desta árvore foram enxertados. Um dos enxertos por aproximação o outro fazendo um buraco através do tronco com um berbequim e passando através do buraco um ramo (desculpem mas não tenho a mínima ideia de como isso se chama em português).



Comentários

Mensagens populares