Zelkova Serrata Hokidachi







No ano passado fiz uma poda drástica desta Zelkova para corrigir estruturalmente todos os problemas ainda existentes nas ramificações.

Demorou um ano até alguns novos ramos adquirirem a grossura pretendida (embora haja alguns que ainda têm de crescer livremente para engrossar) e ontem comecei o trabalho de podar e aramar as novas ramificações que cresceram desde a Primavera.

A estrutura dos ramos melhorou com este trabalho significativamente.

Agora com a silhueta mais ou menos delineada foi também possível escolher um novo vaso pois o vaso onde a árvore se encontrava é ainda o vaso de treino.

No Outono a árvore será envasada para este belíssimo vaso Japonês feito à mão com assinatura e selo (ainda não tive tempo de procurar o nome do artista que o fez), o vidrado verde transparente realça a delicadeza das ramificações e suporta perfeitamente a feminilidade desta árvore em estilo Hokidachi.

O seu tamanho bastante mais pequeno que o vaso actual (que permitiu o engrossamento das raízes superficiais) e a sua forma octogonal que suaviza eficazmente o todo e reforça a delicadeza do vidrado vai dar todo o protagonismo ao tronco e base do Nebari que quando do envase finalmente será visível.

Comentários

Mensagens populares