Juniperus Sabina Kengai









Depois de me assegurar durante alguns meses após a chegada deste exemplar ao viveiro da sua excelente saúde e vigor decidi podar os ramos que não vão ser utilizados no futuro desenho da árvore para permitir que luz e ar cheguem mais facilmente às partes mais baixas da árvore (as mais fracas) e assim deixá-las ganhar mais vigor para igualizar a sua força com a do topo, já preparando a recta final antes da primeira formação deste exemplar.

A folhagem em partes está com depósitos de calcário nas partes mais velhas problema que com o tempo e subsequentes limpezas de folhagem irá desaparecer.

Com esta poda já é possível ver o movimento sinuoso do tronco até à ponta da cascata.

Os tocos de ramos podados agora não foram imediatamente trabalhados em Jin para permitir à árvore de fazer o retrocedimento normal da seiva deixando secar aquilo que tem de secar sem stressar a planta.

No futuro para uniformizar a aparência do tronco serão criados pequenos Shari na linha de tronco partindo dos ramos agora podados dando o mesmo carácter que as partes mais velhas do tronco já possuem.

Com material de qualidade como este ,devemos sempre ter o máximo de precauções para não pôr a saúde das árvores em risco e por isso eu prefiro dar tempo à árvore para se ir adaptando a cada intervenção nela feita.

Esta é a melhor maneira de respeitar o exemplar mas também preservar o investimento nele feito.

Comentários

Mensagens populares