Pinus Thunbergii



















No passado Sábado tinha durante a Masterclass feito uma poda depois de discutir com a Maria Simões sobre a futura forma deste Pinus.


Durante a discussão com a Maria ambos chegámos à conclusão que tínhamos ideias muito similares sobre esta árvore e o que nela devia ser salientado.


Como tenho muitas árvores na minha colecção com uma forma mais ou menos delineada decidi no caso desta fazer as podas drásticas que eram necessárias para assim retirar neste momento todos os pontos esteticamente difíceis.


Se tivesse menos árvores já mais avançadas talvez tivesse optado por fazer uma poda mais suave para deixar a árvore com uma silhueta mais cheia mas técnicamente com mais erros.


Ontem comecei o trabalho de aramamento e podas de ramos secundários que hoje acabei.


Na poda de reestruturação foram podados 6 ramos principais assim como o topo existente da árvore.


Para evitar o corrimento de seiva depois da poda dos ramos principalmente nesta altura do ano deixei pedaços bastante longos das bases dos ramos cortados.


Com esta formação a luz e o ar chegam agora a todas as partes da árvore facilmente ,isto fará com que nos próximos anos o backbudding aconteça com facilidade permitindo compactar os ramos. O próximo passo para ajudar nesse processo será o envase e substituição da maior parte do solo que se encontra de momento bastante compactado.


Quando esta operação for feita será escolhido também um vaso que melhore a estética deste exemplar.


Penso que irá demorar + ou - 5 anos a corrigir e ramificar suficientemente a árvore de maneira a que a sua forma supere as drásticas podas desta formação.


Mas agora depois de formada é possível ver a beleza da sua casca.

Comentários

Mensagens populares