Flueggea Tinctoria







Depois da poda extensiva que comecei ontem e acabei hoje nesta Flueggea chegou a altura de também pensar num novo vaso para melhoramento da qualidade da árvore.
A poda foi necessária para refinar todas as ramificações pois a planta nos últimos anos tinha crescido muito e embora tivesse mantido a delicadeza das ramificações eu queria mostrar mais das mesmas e abrir a árvore dando-lhe transparência.

Dois tirantes utilizados para manter a curva principal do tronco foram retirados mas foi colocado um novo tirante para baixar o ramo principal.

Foi uma busca longa até perceber as formas de vasos que funcionam com esta árvore.

As minhas razões para a escolha dum novo vaso são como já disse a melhoria da qualidade do exemplar, mas também devido ao facto da árvore se aproximar cada vez mais duma maturidade de desenho ela merecer um vaso que lhe ressalte mais as suas qualidades estéticas.

Apresento somente dois dos vasos que ficaram até ao fim da escolha.

Ambos os vasos são de alta qualidade e feitos à mão em ateliers de cerâmica no Japão (ambos com carimbo e assinatura), e ambos possuem fantásticos vidrados ricos em profundidade e pequenas variações de cor.

O vaso onde a árvore se encontra embora tenha servido perfeitamente para o seu refinamento durante vários anos seria contudo um pouco simples e grosseiro para uma apresentação mais formal da árvore e visualmente "lança" demasiado a árvore na vertical tornando-a um pouco instável devido ao estilo Neagari onde as raízes expostas já fazem a árvore visualmente menos "agarrada" à terra.

O primeiro vaso embora "mostre" pelo seu desenho as linhas mais horizontais do desenho da árvore, e embora o vidrado azul contraste bem com a casca e folhagem (certamente no Outono quando as folhas ficam amarelas antes de caírem) é contudo na minha opinião um pouco pesado.

O segundo vaso é mais pequeno e mais profundo com um fascinante vidrado, as suas linhas arredondadas (o vaso é oval) vão muito bem com a delicadeza e movimento da árvore, realça a horizontalidade do desenho dando-lhe assim estabilidade visual sem contudo ser pesado ou demasiado dominante no seu conjunto com a planta.

Esse como talvez já podem adivinhar foi o escolhido como novo vaso para este Bonsai.

No Outono será feito o envase.

Comentários

Mensagens populares