Quercus Ilex










Encontrar "o" vaso para uma determinada árvore pode ser bastante frustrante mas por vezes a sorte sorri-nos quando menos o esperamos para dizer um cliché!
Estava na altura de envasar este Quercus depois de um ano de aclimatização ao nosso clima e por isso decidi levá-lo a Itália pois embora tivesse duas alternativas quanto a novos vasos não estava contudo nada certo delas.
Achava ambos os vasos seleccionados demasiado grandes mas levei-os para no caso de não encontrar um novo vaso ter a possibilidade de fazer o envase necessário.

A primeira coisa que o Mestre Liporace disse ao ver os meus vasos foi que ambos eram demasiado grandes.

Conclusão: para a próxima vez talvez seja mais prático não transportar 30 kg de cerâmica através da Europa quando já sei qual vai ser a conclusão final!
Agora vou fazer uma confissão sem querer ferir sensibilidades (e certamente que vou ferir muitas pois somos um povo altamente "sensível" LoL): Desde a primeira vez que vi vasos Isabelia faz uns anos que nunca fiquei muito impressionado com os mesmos.
Achei-os um pouco repetitivos e demasiados "óbvios" nos seus efeitos com o corpo do vaso demasiado fino em relação às proporções do mesmo.
Entretanto a minha opinião mudou!

Durante o envase e ainda ocupado na procura de um possível novo vaso o mestre Salvatore trouxe este.
Para começar hesitei na utilização de um vaso Isabelia mas depois de o examinar em pormenor e ouvir do mestre Liporace que estes vasos já não são feitos e confirmar que neste caso a espessura do corpo do vaso está em proporção com as suas dimensões assim como ver que este trabalho de textura é muito diferente dos outros que já conhecia concordei satisfeito pois todos achámos que era o complemento perfeito para esta árvore.
Duas raìzes grossas tiveram de ser encurtadas ou retiradas para a árvore caber no seu novo vaso.
Mas felizmente que na hora da recolha deste material fizeram o trabalho muito bem retirando as raìzes mais grossas permitindo agora a sua colocação no vaso final.
É óbvio que este exemplar ainda tem muito trabalho a ser feito, desde podas para reduzir a silhueta e densificação das ramificações finas mas assim a sua aparência já é bastante mais refinada no novo vaso.

Comentários

Mensagens populares