Juniperus Sabina








Quando se procura uma árvore com interesse no Studio Botanico a tarefa é árdua pois são centenas de exemplares das mais variadas espécies, a maior parte com potencial para quando desenvolvidos como Bonsai serem árvores que poderão ser apresentadas em qualquer exposição.
As coisas ainda ficam mais complicadas quando reparamos que o nosso gosto ou interesse sofre uma evolução.
Depois de horas seguidas de alta concentração e trabalho em árvores, a mente por vezes precisa de uma escapadela, assim de vez em quando saia do Studio para "passear" no viveiro.
E por vezes árvores que nunca antes me tinham chamado a atenção tornam-se repentinamente focos de atenção e confesso "cobiça".
Assim foi com este Juniperus.
Estava num canto da estufa fria e devo ter passado várias vezes por ele mas nunca o tinha "visto".
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o seu tronco retorcido e atormentado.
Jacinto que trabalha no Studio Botanico disse-me mais tarde que embora tivesse tratado bastante tempo desta árvore nunca tinha percebido a sua linha de tronco.
Só num exame bastante profundo deste exemplar é que realmente é possível compreender as voltas e reviravoltas que o seu tronco dá.

Esta é outra árvore que eu vou deixar calmamente aclimatizar ao nosso clima até ela me dar sinais de estar completamente preparada para uma formação.
Assim à primeira vista existem várias possibilidades de desenho: Bankan (tronco muito retorcido), Han-Kengai (meia-cascata)são duas delas.
Mas quanto à forma final só o tempo trará uma decisão pois até agora não fiz sequer um exame ou avaliação das possibilidades deste exemplar.
Tronco na base 20cm, largura 110cm, altura 80cm.
Algumas fotos mostrando a forma atormentada mas inspiradora desta árvore.

Comentários

Mensagens populares