Juniperus Sabina
Frente A antes e depois da inclinação escolhida, pode-se ver bem a diferença de aspecto depois do trabalho de limpeza e tratamento da madeira morta com liduido Jin.
Frente B antes e depois da limpeza e nova inclinação do tronco.
O trabalho preliminar de preparação desta árvore também foi agora feito.
Limpeza da casca, trabalho e limpeza das partes mortas da madeira, limpeza da folhagem e neste caso também a selecção dos ramos a utilizar na futura forma sendo os ramos desnecessários já podados e formados como Jin.
Esta árvore tem duas possibilidades de desenho (tinha ainda muitas outras mas a determinado momento tive que me limitar a duas formas pois ambas eram as mais interessantes) e nas duas por mero acaso precisamente os mesmos ramos serão necessários para alcançar as formas.
Todos os ramos mesmo os podados e feitos Jin têm excelente movimento.
A razão pela qual fiz agora já a poda de ramos foi para permitir o melhor desenvolvimento dos que restam pois vão apanhar mais luz e ar permitindo-lhes assim fortalecer e compactar até o trabalho de formação ser feito.
Das duas frentes escolhidas ambas têm pontos negativos e positivos.
Assim a frente A tem uma bela base mostrando as partes mais bonitas dos Shari, o movimento do topo do tronco é excelente dando profundidade e variação, mas o ramo principal dirigindo-se para a direita alarga um pouco a silhueta da árvore.
Na frente B a base da árvore mostra pontos menos interessantes perdendo também um pouco em impressão de idade, o movimento do tronco é muito bonito e dinâmico mas com menos profundidade, o ramo principal dirigindo-se para a esquerda tem um óptimo movimento mas actualmente pouca folhagem.
Contudo devo dizer que de momento estou mais inclinado para optar pela frente A pois mesmo a silhueta sendo alargada devido ao ramo principal penso que isso não ficará mal a este exemplar pois o carácter do tronco não muito grosso e com o movimento das primeiras curvas alargadas permite um desenho mais feminino e ligeiro realçando a sua graciosidade em vez da sua força compacta.
Mas irei estudar ainda mais em pormenor a árvore e seguir o seu desenvolvimento atentamente para poder deliberar sobre a sua futura forma final.
Comentários