Juniperus Sabina







Árvore inclinada .


Tronco antes e depois da limpeza e tratamento com liquido Jin.



Base vista de cima antes e depois da limpeza e após a aplicação de liquido Jin.



Embora esta Sabina tenha chegado muito recentemente ao viveiro à tarefas que podem ser feitas em preparação do trabalho de formação que não irão influir negativamente na saúde da árvore.
Por isso decidi fazer o trabalho de limpeza da madeira morta e refinamento da mesma onde necessário, mas fiz também a limpeza da casca o que certamente irá facilitar o estudo mais aprofundado do movimento da linha de seiva e o seu jogo com a madeira morta.
Todo o trabalho de limpeza foi feito com ferramentas manuais.
Algumas partes da madeira estavam deterioradas e tiveram de ser limpas até se chegar à madeira dura.
Mas tanto quanto possível foi deixado o carácter natural da madeira.
Depois da limpeza é bem visível que o movimento e cor da linha de seiva são ambos delicados mas expressivos.
O primeiro estudo dum possível desenho para a árvore foi feito.
Inclinando-a para a direita aumenta um pouco a dinâmica e dramatismo.
O problema de momento é haverem demasiados ramos, alguns demasiado grossos e sem movimento outros mal colocados.
Espero que seja visível com os alfinetes de pendurar roupa (é muito importante ser inovativo e um toque avangardista LoL) que os ramos onde os alfinetes estão colocados são aqueles que serão retirados ou com eles feitos Jin para deixar a linha de tronco mais interessante.
Infelizmente não se consegue ver nas fotos que por detrás da linha de tronco principal escolhida estão colocados dois ramos com bom movimento que serão em principio utilizados um para fazer o topo que surgirá debaixo/entre o Jin grande que se dirige para a direita e o outro para fazer um ramo traseiro.
O ramo principal Kengai é um ramo sem o tal alfinete (entre os vários com alfinetes que não serão aproveitados) que está agora dirigido para baixo e para a direita.
Tentei também outras posições/inclinações para esta árvore mas devido à forma da sua base penso que aproveitar a árvore como um Kengai é o desenho onde se aproveita mais o seu carácter natural que quero quanto possível respeitar.
Mas convém dizer que esta é apenas a primeira etapa na procura de um possível desenho, sem duvida mais estudos se seguirão até a ideia estar bem consolidada só então irei tomar medidas mais drásticas como podas.

Comentários

Mensagens populares