Quercus Ilex













When the fat lady sings! (quando a senhora rechonchuda começa a cantar!)


O trabalho começado em Fevereiro nesta árvore começa-se a cristalizar agora numa forma mais refinada e expressiva.
Tinha estabelecido alguns golos a alcançar e todos eles foram largamente cumpridos.
Depois da primeira formação em Fevereiro a segunda tarefa foi podar drasticamente a árvore para a obrigar a fazer back-budding.
A resposta do exemplar a esta poda não deixou margem para dúvida sobre o seu vigor.

Devido ao tamanho e peso desta árvore até agora não tive muita oportunidade de a fotografar convenientemente, hoje vou tentá-lo embora a luz natural talvez não ajude muito.

Depois das podas feitas durante a estação de crescimento e do trabalho de aramamento das ramificações finas que demorou um dia, e com as ramificações secundárias e terciárias a desenvolverem bem, é já visível que o tamanho das folhas mesmo sem a utilização de desfolhação começa a diminuir.
A silhueta da árvore chegou também ao ponto que ambicionava com a definição do ramo principal e a diminuição da copa até aos contornos pretendidos.
Nesta espécie ao aramar é necessário utilizar arame bastante mais grosso do que o que seria habitual comparando os calibres de ramos/arames, a madeira desta espécie é rígida e não colabora facilmente no seu reposicionamento.

A árvore ainda se encontra no vaso de treino mas na próxima Primavera será envasada num vaso Tokoname simples mas de boa qualidade com uma coloração avermelhada que contrasta bem com a casca cinzenta.
Na minha opinião o tronco devido ao seu poder visual não necessita de mais uma confirmação da sua força utilizando um vaso rectangular, um vaso oval mostra o lado feminino deste possante exemplar sublimando o lado mais gracioso e elegante desta árvore.
Mas por vezes só mesmo vendo a árvore dentro do vaso é que nos dá a ideia justa da parte da imagem que queremos realçar.
Penso que daqui a um ano a árvore terá alcançado mais algumas etapas no seu refinamento.
E embora esta senhora seja um peso/pesado irá começar cada vez mais a mostrar sua grande elegância.






Comentários

Mensagens populares