Alnus Glutinosa












A vida das nossas árvores é uma reflexão por vezes acelerada das nossas próprias vidas!

Esta foi e é a minha primeira árvore.
Nos últimos dois anos fiz várias mudanças ao seu desenho numa tentativa de a melhorar.

Mas a verdade conforme ontem tive de admitir para mim próprio é que o problema principal e o que me desagradava na sua forma tinha ficado mesmo após todas as mudanças de frente e poda de ramos, inalterado: a linha do seu tronco.

A linha do tronco no seu topo tinha vários engrossamentos que no Inverno sempre acabavam por saltar á vista.
Ontem depois da limpeza das folhas e depois de aramar e podar tentando encontrar uma solução vi-me mais uma vez confrontado com esse facto.

Por vezes é necessário ganhar coragem e tomar decisões por isso dei-me duas escolhas: ou tomar uma decisão drástica na formação desta árvore deixando definitivamente a antiga ideia e começando um novo caminho para a formação desta árvore, ou tirar esta árvore da minha colecção por não ter os requisitos estéticos ou de qualidade para permanecer nela.

Assim e cortando o mal pela raiz serrei a parte com os engrossamentos ou melhor dizendo todo o topo.

O único ramo a ficar foi o primeiro, mas para dar a impressão de uma árvore caduca de muita idade tive que pôr em ráfia dois dos ramos secundários e aramar quase todo o resto.

A típica maneira dos ramos de caducas crescerem será a inspiração para o futuro desenvolvimento da copa e tenho a intenção de utilizar o mínimo arame possível para o conseguir, mas obviamente terei de trabalhar mais alguns anos até conseguir dar a densidade de ramificação necessária para dar uma imagem mais madura a esta árvore.

Uma possível escolha de novo vaso recaiu num dos vasos de Miguel Neto.

Redondo com um vidrado negro baço irregular e espesso este vaso tem uma aparência rústica que complementa o minimalismo da árvore.

No futuro os Uros da base e parte superior do tronco serão provavelmente alargados e ligados criando uma imagem ainda mais marcante no seu dramatismo.

Essa aparência irá reflectir-se no vidrado deste vaso.

Esta nova aparência da árvore foi um passo drástico na sua formação.Devido aos problemas na sua linha de tronco tive de optar por este passo.Normalmente medidas menos drásticas são eficazes para solucionar os problemas que surgem á medida que as nossas árvores vão envelhecendo, neste caso tive que procurar de novo a essência deste exemplar para poder continuar com a sua evolução.

Mas acreditem que a tomada desta decisão me custou muitas horas de dúvida e indecisão.Agora alguns an
os de trabalho para completar a nova forma.

A primeira imagem mostra a árvore logo depois do último envase na passada Primavera.























Comentários

Mensagens populares