Pistacia Lentiscus Moyogi ou Han-Kengai?

























Pode não parecer á primeira vista, mas a verdade é que esta Pistacia por mim recolhida faz um ano, tem um excelente potencial para fazer dela um Bonsai de alta qualidade.

Tinha deixado alguns ramos vivos depois da recolha mas estes secaram.
Devido a esse facto a minha primeira ideia quanto a um possivel desenho teve de ser completamente revista.

A madeira morta natural tinha uma textura lindíssima de "craquelé" mas a verdade é que havia também alguns problemas.
Quase toda a textura superficial da madeira encontrava-se em estado de putrefacção.
Tive que raspar e limpar toda a madeira tirando todas as partes mais degradadas.
Em consequência disto vários novos Uros (buracos, reentrâncias) apareceram.
Alguns Jin existentes tiveram de ser encurtados mas a minha maior preocupação foi integrar a textura e forma dos ramos que tinham secado na textura e formas já existentes para não haver nenhuma discrepância ao fazer deles nova madeira morta.
Todo este trabalho foi feito só com ferramentas manuais não tendo sido utilizadas nenhumas máquinas.
A limpeza e trabalho da madeira assim como a aplicação de liquido Jin levou no total um dia de trabalho.
Em seguida foram consideradas as várias possibilidades de desenho.

Um pormenor interessante desta árvore é que a faixa de seiva viva começa no lado direito da árvore partindo das raízes atravessando a frente escolhida e separando os Shari superiores e inferiores.
O contraste assim criado pela cor de ferrugem da casca viva com a coloração cinzenta da madeira morta é um atractivo neste exemplar.
A árvore tem na minha opinião duas possibilidades de desenho as quais deixarei em aberto até ao momento em que a árvore estiver mais desenvolvida.
A primeira é inclinando a árvore para a esquerda criando assim uma linha de tronco Moyogi (informal direito) onde o primeiro e mais importante ramo será o ramo da esquerda contra-balançando os Jin que sobem do lado direito.
O topo da árvore neste caso surge entre os dois Jin principais, a copa seria arredondada e só ligeiramente mais alta do que o Jin mais alto da direita,no lado direito aparece um ramo que ao mesmo tempo servirá como ramo direito mas também como ramo traseiro aumentando a tri-dimensionalidade, como já disse neste desenho o ramo mais longo e mais baixo será o da esquerda para o contra-balanço dos Jin da direita.
Na segunda possibilidade de desenho a árvore é inclinada para a direita formando um Han-Kengai.
Neste caso o ramo da direita será o mais longo (Han-Kengai) surgindo da traseira mas vindo para a frente.
Na minha opinião um dos maiores atractivos desta possibilidade é o facto do Jin do topo central passar a ser o protagonista da madeira morta.
Este Jin tem uma grande parecença com a cabeça de um dragão (Ryu).
A árvore torna-se um pouco mais expressiva e dramática pelo movimento dos Jin principais ser reforçado pelo movimento da massa verde na mesma direcção.
Os ramos foram aramados agora antes de se tornarem demasiado grossos.

A colocação dos ramos funciona para os dois possíveis desenhos.
Os ramos serão deixados crescer livremente para engrossarem e só quando atingirem o calibre requerido será começado o trabalho de construir ramificações finas.
Nessa altura será tomada a decisão sobre a futura forma definitiva.

As minhas desculpas pelo erro e troca na colocação de algumas imagens mas estava a ter problemas com o blog.
Dimensões da árvore: largura na base 25cm, largura actual 50cm, futura altura da copa 30cm.






























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