Juniperus Procumbens
























O Procumbens tem por natureza um crescimento rasteiro cobrindo como um manto solo e superficies rochosas facto bem visível na primeira foto desta publicação.
As suas agulhas são curtas azuis e compactas não picando como as agulhas de outras espécies por exemplo o Rigida.
Quando bem mantido tem facilidade em fazer back-budding.
Este exemplar tem a aparência característica dos Procumbens vendidos no comércio como pré-Bonsai.
De facto a sua densidade era tanta que quando da compra me foi impossível ver mais do que a primeira curva do tronco, todo o resto do movimento do mesmo permaneceu para mim uma incógnita até ter cortado bastantes ramos da parte mais baixa.
Um pouco ás cegas e como disse só tendo visto a forma da primeira curva do tronco decidi mesmo assim comprá-lo correndo o risco de ter uma má surpresa ao trabalhar esta árvore.
É verdade que já vi Procumbens com troncos mais grossos que o deste mas também com menos elegância de movimento.

Esta espécie é relativamente nova no mercado europeu.
O manto azul e compacto das suas agulhas formam um dos seus maiores atractivos.
É bom advertir outros colegas que como eu nunca trabalharam esta espécie que os seus ramos não têm a maleabilidade dos ramos do Juniperus Chinensis.
Mesmo ramos bastante finos precisam de arame muito mais grosso do que o normal pois de outra maneira não se deixarão formar sem uma luta renhida.

Voltando a este exemplar, a decisão do corte dos ramos foi muito difícil neste caso pois tive que ponderar tentando abranger todas as possibilidades de desenho sem de facto ter uma certeza do seguimento do topo.

Devido ao crescimento tão compacto a maior parte da folhagem interior estava seca, o que no futuro será resolvido com os novos brotes que devido a esta formação irão aparecer por toda a parte.

No primeiro "round" da poda deixei demasiados ramos para eventualmente "cobrir" alguns erros ou problemas de forma do topo.
No segundo "round" tive que tomar decisões mais específicas delineando cada vez mais as possibilidades da árvore quanto a um desenho definitivo.

Como tive de podar uma enorme massa de folhagem agora o back-budding está assegurado.
Não foi possivel de momento aramar mais detalhadamente pois os ramos mais pequenos não têm ainda calibre para o fazer sem a possibilidade de partirem, daí a aparência ainda desordenada da árvore.
A definição e compactamento da forma será avançada com os próximos trabalhos na árvore.
Os Shari serão alargados e alongados no futuro para aumentar a dinâmica visual da árvore

As medidas da árvore são: 18cm de altura, 30cm largura, grossura na base do tronco 6 cm.

Na próxima Primavera está planeado o envase para um vaso Tokoname que já escolhi mas levará algum tempo a chegar, o vaso dará uma aparência bastante "coquette" a esta árvore por ser pequeno mas um pouco profundo.

Comentários

Mensagens populares