Acer Palmatum Sokan








Tenho este Acer faz cerca de 4 anos a partir de pré-Bonsai vindo da Coreia.
Quando da sua formação á 3 anos vi-me confrontado com duas possibilidades de desenho mas sem conseguir tomar uma decisão decidi deixar ambas em aberto e ver o caminho que a árvore me iria indicar.

A primeira possibilidade (primeira foto) tem o problema da colocação do ramo principal da árvore principal (demasiado para a frente), assim como um Nebari com alguns problemas que com boas podas poderão ser resolvidos, mas o topo desta possibilidade torna-se demasiado alto e com pouco movimento e conicidade.

O segundo desenho (segunda foto) tem um Nebari mais expressivo e largo, mas o actual topo vai ligeiramente para trás, neste caso a colocação de ramos principais é bastante ideal.

Hoje depois de observar a árvore por dois anos fui compelido a finalmente fazer uma escolha.
A razão que não me permitiu á três anos atrás tomar a decisão de escolher pelo segundo desenho foi o facto de nessa altura ter feito podas grandes tirando alguns ramos principais e deixando assim algumas grandes cicatrizes que entretanto ou fecharam completamente ou parcialmente.
Escolher nessa altura por fazer mais podas para fazer um novo topo teria provavelmente implicado a perda de algum ramo ou mais própriamente do ramo escolhido como novo topo devido ao tamanho das cicatrizes que teriam de ser feitas.
Mas a passagem do tempo soluciona muita coisa e assim devido á boa cicatrização das feridas feitas na altura a escolha do desenho final da árvore finalmente pôde ser feita.

A escolha do segundo desenho prevaleceu devido aos pontos já referidos: melhor Nebari, melhor colocação dos ramos principais, possibilidade de reduzir a altura da árvore favorizando as proporções da mesma e melhor movimento e conicidade do futuro tronco.
Sendo assim cortei o topo, aramei alguns ramos para preencher algumas lacunas abertas por esta poda e fiz uma poda para melhorar a ramificação.
Normalmente muitas destas decisões são tomadas em diálogo com o Nuno Nunes o meu assistente pois é importante manter-me aberto para outras ideias, e devo dizer que muitas vezes o Nuno tem ideias frescas e inovadoras na sua abordagem como jovem bonsaísta que é.
As fotos foram feitas hoje já depois de ter escurecido daí a iluminação um pouco deficiente.

Comentários

Mensagens populares