Olea Sylvestris

Esta Olea foi recolhida por mim faz agora 4 anos.
No primeiro ano depois da recolha não cresceu nenhum brote e não tinha nenhuma folha, comportamento do qual já fui testemunha várias vezes nas Oleas.
Quando passado um ano finalmente começou a crescer não lhe toquei por mais um ano para deixar a planta enraízar bem e recuperar.

Há dois anos fiz uma parte do trabalho na madeira morta e comecei a formação da árvore.
No ano passado envasei neste vaso Tokoname (primeira foto, logo a seguir ao envase) deixei a árvore crescer e aramei um pouco.

Hoje aproveitando uma pequena pausa nos envases aqui no viveiro refinei novamente a madeira e limpei algumas partes no tronco de madeira morta (Shari) todo este trabalho foi feito com formões e goivas.
Agora que os Shari estão finalmente definidos o jogo entre madeira morta e veias vivas cria mais interesse e faz a parte superior da árvore parecer mais ligeira.
Como o liquido Jin foi hoje aplicado o resultado ainda parece um pouco artificial mas daqui a algumas semanas já terá uma aparência mais natural.

A copa da árvore ainda não tem a silhueta definitiva e embora o tamanho das folhas comece a diminuir ainda vai demorar até ao Outono do próximo ano para este exemplar ter o refinamento e densidade necessário para o tornar mais credível.

A última foto mostra o desenvolvimento actual da árvore, diametro na base 30cm.

Comentários

Mensagens populares