Grandes males! Grandes remédios!

Um guincho micro-eléctrico é um maravilhoso produto da moderna engenharia!
Quem pensa que isto não tem absolutamente nada que ver com Bonsai desengane-se, pois este é o segredo dos amadores dos pesos pesados nos Bonsai!
Quando a qualidade de algumas árvores é determinada pela sua casca ou neste caso cortiça, o grande quebra-cabeças é envasar um exemplar de grandes proporções e peso sem danificar a dita casca ou cortiça.

Numa árvore tão importante como esta um pequeno erro pode ser fatal, e tudo tem de sêr feito para evitar qualquer dano ao valor deste exemplar.
Esta não foi a primeira vez que me vi confrontado com o envase de grandes árvores, no passado inventámos sistemas com cordas para poder pendurar esses exemplares mas neste caso o risco de dano á cortiça era demasiado grande e assim virámo-nos para a tecnologia.
Diga-se de passagem que todos os preparativos necessários para efectuar este envase já levaram bastante tempo a planear e executar.
Como esta árvore não tinha sido envasada nos últimos dez anos era uma incógnita a condição das raízes.
Quando do envase á dez anos atrás foi utilizada uma mistura de pumice e lava.
As raízes estavam saudáveis e foi tirada grande parte da mistura original.
Devido ás dimensões do Nebari (50 cm) e após tentarmos vários vasos provisórios acabámos por optar deixar a árvore no mesmo vaso de plástico só que plantada mais baixo no mesmo (para preparar o envase final daqui a alguns anos) e já inclinada no angulo pretendido para a futura frente.
Para tal tivemos que utilizar 5 sacos de Akadama.

Quando a árvore tiver recuperado deste envase irei começar o primeiro trabalho de formação.
Uma senhora tão velha como este Suber merece ser tratada com todo o respeito para mais tarde nos recompensar com toda a sua beleza.
A utilização de toalhas protegendo a casca das cintas que a içaram deu o efeito desejado pois nada na cortiça foi danificado com este envase.

Algumas fotos dessa operação.

Comentários

Mensagens populares