Juniperus

LESS IS MORE!

No meu trabalho diário com os Bonsai embora por vezes faça transformações muito drásticas em árvores que formo ou reformo, a maior parte das vezes após esses trabalhos deixo decisões em aberto para puder estudar com calma as mudanças necessárias para melhorar alguns detalhes dessas árvores.
A transformação desta árvore é um tipíco exemplo disso.
Após a mudança agressiva que fiz no seu último trabalho tinha deixado um amaranhado de Jin velhos e outros feitos nesse trabalho com a consciência de que muita coisa iria mudar no futuro.
Mudar uma árvore para um vaso bastante mais pequeno do que o vaso onde a árvore se encontra plantada implica muitas vezes adaptar e mudar as ideias originais e também muitas vezes a descoberta de novos potenciais dessa árvore.
Daí ter guardado uma parte do trabalho para fazer quando do envase desta árvore para nesse momento poder adaptar e melhorar muitos dos detalhes.

A aparência da árvore depois do último trabalho tenho de confessar era excessiva e algo bizarra denotando uma clara falta de balanço mas contudo como já disse era na minha imagem mental apenas uma etapa na forma "definitiva" deste exemplar.

Com o envase desta árvore no vaso escolhido feito pelo ceramista Miguel Neto (e que fantástico vaso este é pois todos os detalhes e nuances só se vêm verdadeiramente ao vivo) vieram também as mudanças necessárias.
Depois de um estudo detalhado foram retirados ou reduzidos todos os Jin considerados excessivos ou que distraíam da imagem pretendida.
Foram também feitas pequenas adaptações à posição do topo da árvore e foram refinados na medida do possível as massas de folhagem.
A posição final no vaso também mudou ligeiramente da ideia original pois a árvore foi colocada um pouco mais na vertical.



Agora quero a uma pessoa em concreto (o Nuno Silvestre) fazer esta pergunta pois tive com ele uma conversa ácerca desta árvore: Qual é agora a tua opinião sobre a árvore?

Comentários

Mensagens populares