Erica Arborea Medusa

Massa de raízes já com uma parte do solo retirada.
Lutando com a Medusa.
Logo após envase.
Já na estufa recuperando.
Como a expressão em inglês tão bem diz "shit happens" (LOL) isto referindo-me ao facto de por vezes as coisas acontecerem duma determinada maneira e ao sermos confrontados com o sucedido só nos resta mesmo aceitá-lo!
Esta história é de facto sobre um envase que fiz á um mês atrás a uma das minhas árvores para a qual tomei a decisão de utilizar um determinado vaso que tinha em reserva, mas hoje chegado o dia do envase desta grande (literalmente LOL) Erica, por umas horas fiquei aborrecido comigo mesmo por já não ter esse vaso Tokoname livre pois esse seria "o" vaso ideal para esta Erica.
Por outro lado já sei que nestas coisas do Bonsai "o" vaso ideal quase nunca está presente (e livre) quando precisamos dele!
Todos os vasos que tinha reservado para o envase desta Erica (3) provaram rapidamente ser demasiado pequenos pois hoje foi a primeira vez que fiz um envase a este exemplar e assim descobri finalmente a forma das raízes escondidas debaixo do solo.
O vaso mais bonito dos escolhidos provou ser a pior escolha, pois nem metade da massa de raízes entrava nele!
Depois de muito transpirar (não só devido às temperaturas) tive de tomar a decisão de envasar a árvore já com a boa inclinação e frente mas 5 cm demasiado profunda no solo no lado direito para assim permitir uma adaptação gradual das raízes do lado esquerdo que agora foi levantado cerca de 10 cm da posição de partida.
No próximo envase as raízes existentes do lado esquerdo serão mais uma vez trabalhadas de modo a baixarem as suas posições no vaso e assim permitir o lado direito de subir até ao nível desejado.
Daí o "shit happens" pois embora tenha sido frustrante ter de colocar a árvore num vaso que é de treino (ainda por cima de plástico!) na forma errada e do tamanho errado a verdade é que entre todos os vasos que tenho não havia um único que poderia ter substituído este.
Mas agora que a árvore finalmente está plantada com a inclinação correcta  posso dizer que a sua aparência melhorou enormemente pois o lado esquerdo que agora está exposto contribui para aumentar a sensação de estabilidade e força do exemplar.
A base tem agora uns incríveis 55 cm de largura por também 55 cm de altura.
O futuro vaso vai ser um Tokoname rectangular com um pequeno rebordo e de cor terracota.
Devido ao peso da árvore depois do envase e à pressa para a regar rapidamente não fiz uma foto com um fundo neutral embora pense que é visível a forma do exemplar.
Este é um raro exemplar de Erica devido á sua venerável idade,ao seu tamanho,qualidade, e presença.
Parte da madeira morta que após o envase ficou exposta. De notar uma parte serrada feita quando da recolha deste exemplar.
Vou é ter de esperar mais algum tempo antes da ver no vaso final!!!LOL  

Comentários

Mensagens populares