Denúncia das práticas de recolha e venda de Yamadori em Portugal (continuação)


Pinus vendido pelo Márcio Meruje depois de um ano de constantes cuidados aqui no viveiro para tentar assegurar a sua sobrevivência.Paguei 504€ por esta árvore.

Quatro Myrtus vendidas pelo Ivo Santos resultantes de uma troca de um outro lote em que morreram todos os exemplares.As duas Myrtus da direita estão mortas, as duas da esquerda estão a meio caminho.Em média paguei 100€ por cada.

Pinus vendido pelo Ivo Santos sem solo para mostrar as raízes.Paguei 104€ por esta árvore.

Lote de Myrtus e um Buxus que rápidamente secaram quando chegaram aqui ao viveiro por não estarem emraizados.Depois de reclamar com o Ivo Santos fiz uma troca por outro material, algum desse material provindo dessa troca está na foto mais acima.Algumas destas árvores custaram entre 600€ e 380€. 



Mais um lote de Myrtus vendidas pelo Ivo Santos.Estas fotos são apenas algumas de uma triste selecção que fiz.Nem do Márcio Meruje nem do Ivo recebi um Euro de reembolso pelas perdas.
A quem me perguntar eu honestamente direi que prefiro estar ocupado com as minhas árvores e colocar a minha energia positiva no quotidiano do viveiro do que me ocupar com as polítiquices do tão mínusculo mundo português do Bonsai.
Um mundo onde as invejas, as facadas nas costas, e a mesquinhice têm um lugar predominante!
Mas como já disse na primeira parte deste texto considero minha obrigação assinalar aquilo que está podre neste mundo e lutar para que mude.
Talvez por acaso (embora eu pense que não!) mas desde a publicação do último texto mesmo depois de todos os meus esforços para que isso não acontecesse morreram mesmo assim mais alguns dos Yamadori que tinha comprado aqui em Portugal.
Posso dizer que a minha frustração avivou mais o meu espírito de luta, certamente  depois de ouvir novamente a resposta dum dos vendedores de um dos Pinus que agora morreu (árvore pela qual paguei 504€) pois este recusa-se a devolver-me o dinheiro dizendo que a única coisa que fará é trocar a árvore morta por outra.
Pois bem visto esta atitude decidi publicar o nome das pessoas que me venderam o material Yamadori.
O Márcio Meruje do Kensho Bonsai Studio é o vendedor deste Pinus que por último morreu, e como  já te disse Márcio (sim eu continuo a tratar-te por tu ao contrário da maneira como repentinamente me começaste a tratar no teu último mail talvez para criar distância...) nos mail que te enviei, o facto de me quereres trocar a árvore morta por outra não me oferece nenhuma garantia!
Este Pinus e uma Olea que me vendeste por 600 € à qual morreu todo o topo devido a esta em primeiro lugar me ter sido vendida num solo que continuamente estava encharcado,e a qual envasei numa mistura de Akadama (podendo constatar nessa altura o estado fraquíssimo das raízes demasiado finas e sub-desenvolvidas) para tentar salvar mas que apesar desta operação deixou secar todo o topo.
Eu tinha escolhido esse exemplar de Pinus e não um outro, e não quero uma outra qualquer árvore em substituição daquela que morreu.
As tuas práticas de recolha, os solos que utilizas, e os períodos de "aclimatização" das árvores que recolhes não me dão qualquer garantia que uma outra árvore se venha a comportar de outro modo que este Pinus e Olea.
Em quarto lugar eu já tratei durante anos (algumas 3 anos) as árvores que me vendeste na altura como estando prontas para venda e para serem trabalhadas, e não estou disposto a tratar mais alguns largos anos o que tu em primeiro lugar nunca me deverias ter vendido!
E posso-te garantir que se tivesse seguido o teu "conselho" de as trabalhar, essas pobres árvores teriam seguido o mesmo destino que este último Pinus.
As árvores que te comprei que sobreviveram até agora, tive de tratar algumas como já disse durante 3 e outras 2 anos até estarem suficientemente fortes para serem envasadas em terra própria para Bonsai sem as poder trabalhar pois isso seria a morte das mesmas.
Nos envases que fiz fui confrontado com o péssimo trabalho que fizeste na poda das raízes quando da recolha pois por falta de técnica e sem ter claramente ideia do que por vezes estavas a fazer deixaste raízes extremamente longas e grossas o que para uma pessoa menos experiente na matéria iria tornar impossível essa árvore alguma vez vir a ser plantada num vaso para Bonsai devido ao tamanho das massas radiculares.
Por tudo isto volto-te a dizer que uma troca, para mim está fora de questão pois perdi totalmente a confiança no teu trabalho e na tua pessoa!
Quero o meu dinheiro de volta!

O segundo "vendedor" a quem me dirijo o Ivo Santos  e do qual me morreram mais duas Myrtus nestas últimas semanas que estava a tentar recuperar de um destino já determinado já á mais de um ano tem na sua consciência a morte de imensas árvore que me vendeu, segundo ele já prontas para serem vendidas.
Publico fotos de algumas das árvores que me vendeste que simplesmente sucumbiram rápidamente depois da sua chegada aqui ao viveiro apesar de as ter colocado na parte de estufa.
Algumas dessas árvores foram trocadas por outras após eu ter reclamado ácerca da morte das primeiras.
E agora tristemente mesmo depois de todos os meus esforços para as salvar mesmo algumas das trocas também morreram.
No caso de uma Olea comprada ao  Ivo pela quantia de 600 € ao notar que a árvore estava em péssimo solo e o seu crescimento completamente estagnado decidi num esforço para a salvar envasar numa mistura própria para a espécie sem cortar nenhumas das poucas raízes fracas curtas e demasiado finas para a espécie.
Infelizmente este esforço também não fez efeito pois passado algum tempo os ramos começaram a secar.

Até agora achei de mau gosto publicar fotos de material morto ou em vias de morrer mas a minha ira pela irresponsabilidade do "trabalho" do Márcio e do Ivo aumentou ao ser confrontado novamente com a arrogância de comportamento destas pessoas.
Vocês metem o dinheiro no bolso e ditam as regras e o comprador que se amanhe!
Para além disso sei que as vossas tácticas de venda entretanto mudaram pois agora enviam mails particulares a pessoas que penso seleccionam nos foruns enviando-lhes fotos do material para venda!

Enquanto estas práticas de venda continuarem posso-vos garantir que toda a comunidade bonsaísta em Portugal só terá a perder.
Enquanto estes "vendedores" dominarem o mercado nas sombras  não tomarem responsabilidade pelas suas acções e não forem corrigidos nessas acções pelo público interessado as coisas ficarão estagnadas.
Porque é bom dizer que o público pode efectivamente direccionar estes comportamentos ao exigir que as árvores tenham tido suficiente tempo de aclimatização antes de serem vendidas,  estejam plantadas em solos próprios para Bonsai, e o mais importante é desde uma possível compra o consumidor exigir que se alguma coisa correr mal com a árvore a devolução pelo vendedor do dinheiro da totalidade da quantia sem aceitar uma troca do material.
Aqui fica uma muito triste selecção de fotos de algumas das perdas de material que sofri, na totalidade sem até agora ter sido reembolsado, por parte dos charlatães que me venderam o mesmo material.






Comentários

Mensagens populares