Pistacia Lentiscus

Este é o segundo trabalho feito nesta árvore.
Depois de um ano de crescimento livre deste exemplar o ramo que vai formar o futuro topo e o ramo principal da direita estão prontos para serem podados.
Embora ambos ainda não tenham o calibre desejado (mas muito aproximado) a verdade é que com o crescimento necessário de futuros ramos primários e secundários ambos rapidamente irão ganhar o resto do engrossamento necessário.
Depois de muito ponderar foi escolhida a opção de fazer desta Pistacia um Moyogi pois assim as massas principais de folhagem na esquerda irão contra balançar a madeira morta da direita.
Irei determinar no próximo ano se a árvore poderá ser envasada num vaso mais definitivo segundo o crescimento da mesma.
Mas após este crescimento vigoroso com o ramo principal que cresceu mais de 1metro tenho a certeza do bom enraizamento do exemplar para suportar os próximos trabalhos.
Árvore antes do trabalho.

Inclinação pretendida para a futura forma depois de alguns ramos que não foram podados por ainda não terem o calibre pretendido terem sido aramados.

Topo e ramo da direita podados.
O trabalho nos próximos anos será um ciclo de crescimentos livres e podas drásticas para obrigar a árvore a fazer ramificações finas (coisa em que esta espécie não é por si só campeã).

Comentários

Mensagens populares