Pinus Sylvestris

Nesta altura do ano quando as temperaturas aumentam o crescimento da maior parte das árvores estagna o que significa podas menos frequentes.
Num viveiro no entanto à sempre coisas a fazer e embora seja cedo no ano para estas tarefas aproveito para limpar e podar alguns Pinus planeando também já os envases que terão de ser feitos no Outono.
Este Pinus está numa fase inicial do seu treino (só foi trabalhado ainda uma vez) e nos próximos anos terá de ser podado e aramado várias vezes para diminuir o tamanho da copa e encurtar e compactar a maior parte dos ramos.
A árvore reagiu muito positivamente ao primeiro trabalho feito e começou a fazer o tão esperado back-budding, esta limpeza e poda agora feita (esta foto da árvore foi feita antes do trabalho) vai estimular ainda mais este processo.
Devido ao vigor que a árvore apresenta decidi que poderá ser envasada neste Outono pois o solo actual onde se encontra é de má qualidade.
Essencial para o bom desenvolvimento deste exemplar é portanto mudar parte do solo.
Um vaso Tokoname de linhas clássicas e bonita coloração da argila vai realçar o carácter masculino desta árvore, não me perguntem se este será o vaso "final" pois a árvore tem ainda muito a desenvolver e várias opções de um futuro desenho em aberto, o tempo e o futuro desenvolvimento da árvore trará uma escolha acertada.

Penso que é importante dizer que neste tipo de material a primeira formação da árvore raramente dá uma ideia definida "do" futuro desenho da árvore.
Muitas vezes deixo ramos nesta primeira formação da árvore que mais tarde já sei serão retirados.
A maior parte dos exemplares neste principio das suas formações têm silhuetas demasiado grandes com ramos desproporcionalmente grandes em relação aos troncos.
Isto é um problema que só o tempo pode resolver pois à medida que as árvores fazem back-budding vai sendo possível podar e diminuir o comprimento destes ramos.
De notar que o tamanho das agulhas aumentou pois devido às podas que fiz na primeira formação, à má qualidade do solo (pouca drenagem), e à Primavera passada que foi muito chuvosa, o crescimento das mesmas despoletou.
Nos próximos anos com a mudança do solo, back-budding, e podas, o tamanho das agulhas vai diminuir drásticamente, mas nesta altura da formação da árbvore não me interessa nada diminuir o vigor da árvore pois isso terá uma influência negativa no seu crescimento.

Comentários

Mensagens populares