Pinus Thunbergii Neagari

Árvore antes do trabalho, frente e lateral.


Depois da limpeza de agulhas velhas e poda do ramo.


Árvore depois dos ramos aramados e formados, frente e lateral.


Árvore com um dos ramos podados colocado (mais ou menos no sitío LoL) onde no futuro terá de haver uma massa de folhagem que terá de ser maior e mais dirigida para a direita para ocupar parte do espaço entre os dois ramos da direita.
Depois deste Pinus recuperar do envase que lhe foi feito no Outono passado e devido ao seu grande vigor decidi dar mais um passo no seu refinamento.
O maior objectivo deste trabalho foi substituir o segundo ramo da direita que tinha vários problemas, falta de conicidade, falta de movimento, crescia a partir do interior de uma curva e estava demasiado próximo do ramo principal da direita, substituindo o por um ramo fino mais acima que devido à forte brotação da Primavera ganhou o comprimento pretendido.
Este ano ainda não faço a poda das velas crescidas a partir da Primavera pois os ramos precisavam todos de alongar e ganhar força, só a partir do próximo ano irei utilizar essa técnica para diminuir o tamanho das agulhas.
Um sinal que a árvore está com bom vigor é que começou a fazer bom backbuddig no interior dos ramos em sítios onde isso não acontecia.
Todos os ramos foram aramados e para além da poda do segundo ramo da direita foram também podados alguns ramos secundários que ou eram demasiado densos ou não permitiam o refinamento das ramificações.
Dois detalhes que têm de ser trabalhados no futuro é o primeiro ramo da esquerda terá de ser colocado um pouco mais baixo para estar em sintonia com a direcção dos outros ramos (hoje já foi baixo um pouco com tensor mas como não o coloquei em ráfia vou fazer o resto da operação em etapas até conseguir o efeito desejado, e o segundo problema a resolver é que nos próximos anos o ramo traseiro acima do ramo principal da direita terá de alongar pois actualmente quase não se vê a partir da frente e ao alongá-lo  o espaço vazio que agora é demasiado  grande entre os dois ramos da direita será parcialmente preenchido criando também uma maior profundidade.
Para dar mais ou menos uma ideia (não consegui totalmente ) do efeito no futuro coloquei um dos ramos podados pendurado no ramo traseiro para dar a impressão desse efeito.
Este é um grande passo no refinamento desta árvore pois agora os maiores problemas estruturais que ainda restavam depois da primeira formação foram resolvidos.
Os golos a conseguir nos próximos anos são, a densificação das suas ramificações, e a diminuição do tamanho das agulhas. 

Comentários

Mensagens populares