Pinus Sylvestris
























SHAKAN

Durante o ultimo ano este Pinus esteve aqui no viveiro a ganhar força.
O único trabalho feito na árvore foi no fim do Verão a limpeza de agulhas pois o seu estado de saúde assim o permitiu.
Devido á má qualidade do solo em que a árvore se encontra a rega foi escrupulosamente observada e para aumentar o vigor do exemplar foi feita uma adubação intensiva com adubo orgânico.
Com este tratamento a força da árvore aumentou sendo possível agora trabalhá-lo pela primeira vez.
As primeiras fotos mostram o estado da árvore como a comprei , mas um ano depois.
Embora ao comprar o Pinus não tivesse uma ideia clara da forma final ou mesmo de uma aproximação do seu desenvolvimento futuro confiei na observação das suas qualidades visíveis (casca, base, tronco,ramos, estado da folhagem) para com o tempo decidir uma possível forma.
A primeira parte do Tachiagari é direita mas visualmente forte. A meio da altura do tronco desenham-se algumas curvas que continuam até ao topo vivo. A conicidade do tronco é boa.
Na posição actual no vaso o tronco mostra uma dinâmica bastante bonita que diminui o problema da dita parte direita do Tachiagari.
Os ramos são longos, alguns demasiado grossos e todos com folhagem nas pontas embora o back-budding já tenha começado em força o que vai facilmente permitir á medida que a árvore se for desenvolvendo encurtá-los na medida do requerido.
Os ramos que presumo quando da recolha deste exemplar foram podados formam um intrincado visual um pouco demasiado chamativo tirando um pouco a atenção do movimento do tronco e da sua força.
Comecei por cortar o ramo mais baixo que na imagem mental que entretanto tinha construído não se iria inserir na forma da árvore. Deixei no entanto um outro ramo traseiro que embora demasiado grosso tinha bom movimento embora não tivesse ainda a certeza da sua utilização na estrutura final das ramificações.
Mais tarde depois da formação do Shashi-Eda (ramo principal proeminente que determina a direcção da árvore) e do ramo de contra-balanço do lado direito decidi que o ramo traseiro poderia ser podado pois não iria contribuir para a forma final.
Devido a ser uma árvore recolhida vai demorar anos a formar, reduzir, densificar toda a árvore para toda a imagem ter maturidade.
A maior parte dos ramos estão agora demasiado longos sendo das únicas excepções o Shashi-Eda este só precisa densificar e refinar nos anos a vir.
O ramo do lado direito também não precisa de alongar mas é necessário muito trabalho de densificação para fechar bastante a silhueta deste lado da árvore.
Mas todos os outros ramos excepto os esparsos que formam o topo neste momento precisam ser encurtados para formar massas mais pequenas e compactas de ramificações.
Aos poucos nos próximos anos esse processo será repetido consoante o back-budding o permitir.
No topo os ramos necessitam alongar para mais tarde aperfeiçoar a silhueta e ir aos poucos substituindo alguns destes demasiado longos e sem conicidade por outros mais finos e compactos.
Nesta formação todos os ramos principais da árvore foram colocados nos seus sitios com a ajuda de ráfia e tape.
O segundo ramo da esquerda no futuro vai ser também encurtado para dar o protagonismo ao Shashi-Eda, um outro ramo secundário logo a baixo deste e dirigido para a frente será no futuro provavelmente completamente retirado.
Numa das fotos é possível ainda ver o toco do ramo traseiro que foi podado ainda não trabalhado em Jin, vou deixar esse toco primeiro secar antes do formar.
O primeiro ramo da árvore (lado direito ) que foi podado esse foi imediatamente trabalhado como Jin porque senão iria ser distractivo visto da frente escolhida da árvore estando em conflito com a linha do tronco ao ser mantida a sua casca.
O Ten-Jin (Jin do topo) adquiriu com o trabalho (todo feito á mão) uma boa textura, só no futuro será tomada uma decisão quanto ao facto de o encurtar ou não por agora gosto bastante da sua forma dando bastante dramatismo á imagem, a imagem visual que tenho é ele ficar em partes tapado por folhagem saindo o seu topo destacado pelo verde das agulhas.
Para um possível vaso futuro ainda não tive tempo de estudar as possibilidades.
A árvore só será envasada no próximo Outono se tiver o vigor necessário para sobreviver sem problemas a essa operação.
O trabalho de formar a madeira morta aramamento e colocação dos ramos levou dois dias e meio.
Este foi apenas o começo da formação desta árvore mas penso que ela ficou com uma boa dinâmica e certamente com potencial para se desenvolver como um exemplar de qualidade.
A folhagem escassa da imagem actual irá encher nos próximos anos.
Altura incluindo o Ten-Jin 74cm, altura do topo verde 65cm, largura 74cm, grossura do tronco na base 18cm.

Comentários

Mensagens populares