Olea Sylvestris














































Comprei este Olea em Maio se não estou em erro.








Durante todo o verão adubei e dei-lhe o máximo possivel de sol para a fortalecer pois a sua condição inicial era fraca e o seu crescimento estagnado embora esteja plantada em Akadama.
Depois desta temporada de fortalecimento a planta tem agora suficiente vigor para ser trabalhada.
O antigo proprietário deste exemplar tinha resolvido alguns dos problemas de conicidade da árvore trabalhando-a com máquinas.

O meu gosto pessoal difere dessa maneira de trabalhar e por isso decidi re-trabalhar toda a madeira morta com ferramentas manuais.

A frente original também foi mudada devido a uma grossa (antiga raíz?) parte de madeira morta que vinha directamente para a frente mas também pelo facto do melhor movimento do exemplar não ser aparente a partir da antiga frente.
Alguns ramos foram aramados para começar a compôr a copa sendo o ramo principal do lado direito contra-balançando o movimento do tronco.

Alguns pequenos ramos foram podados para simplificar a imagem.
No futuro mais ramos serão retirados á medida que a ramificação fôr densificanddo.

A imagem final será também mais arredondada pois agora ainda está demasiado triangular.
No próximo envase a mistura usada será muito mais grossa e drenante do que a actual para acelerar o crescimento da árvore.

Para completar a nova imagem foi também escolhido um novo vaso Tokoname mais profundo e com os cantos redondos cor de Moka com pequenos pontos mais escuros.
A primeira foto é da antiga frente e a terceira da nova escolhida frente.

Comentários

Mensagens populares