Camelia Japonica





Tenho esta Camelia faz 13 ou 14 anos.

Foi material comprado em viveiro de árvores para jardim e no momento da compra este exemplar tinha cerca de 3m de altura.

O solo no vaso original era argila compacta e fina.

Depois de formar a árvore em estilo Hokidachi (vassoura) retirei todo o solo original substituindo-o por Kanuma.

Todas as cicatrizes provocadas por esta formação inicial fecharam completamente.
Embora não pareça pela foto mas esta senhora é um Bonsai Jumbo size difícil de transportar com dois homens.

Na base tem 16cm de grossura com um Nebari que se estende por 45cm, e com uma altura de 93cm.

Calculo a idade deste exemplar em mais de 50 anos.
Depois de alguns anos de crescimento num outro vaso de cor avermelhada também rectangular mas com os cantos arredondados que esbatia um pouco da força deste exemplar ,decidimos ontem envasá-la neste vaso Chinês comprado ao Mestre Liporace, de linhas e cor mais fortes que na minha opinião funcionam muito melhor no contraste com a casca matura ,as folhas verde profundo e no próximo ano as flores simples (no Japão a flor dobrada de algumas variedades de cultivo são consideradas vulgares sendo preferidas as variedades de flor simples) brancas com riscas e partes rosa.
Raramente se vêem Camelias não só deste tamanho mas também neste estilo que diga-se de passagem considero muito natural para a espécie pois já vi exemplares com bastante idade crescendo em parques com formas muito parecidas á deste Bonsai.

Antes do envase fiz uma limpeza drástica de folhagem velha e podei alguns ramos demasiado longos, tirei também os botões de flor para a próxima Primavera para deixar a árvore recuperar sem o stress adicional da floração.

O vaso é um pouco profundo pois a Camelia gosta do solo húmido e sendo uma folhosa consome bastante água todo o ano.
Com este envase tirei uma grande parte do solo facto que provocará a partir do próximo ano um back-budding mais vigoroso permitindo-me podar nos próximos anos diminuindo a silhueta.

Comentários

Mensagens populares