Taxus Cuspidata

Depois de alguns anos de crescimento e uma infestação de cochonilas que debilitou alguns dos ramos traseiros chegou o momento de fazer algum trabalho de refinamento neste Taxus.
Nos últimos 3 anos esta árvore não foi podada para aumentar o seu vigor, na prática isto embora trouxesse a desvantagem da árvore durante este periodo não ter criado compacticidade das ramificações, deu-me no entanto a vantagem dos ramos terem alongado o suficiente para poder criar agora uma silhueta mais definida e frondosa .
Árvores como esta são cultivadas no Japão em viveiros normais para serem plantadas em jardim, só sendo vendidas a viveiros de Bonsai e pré-Bonsai quando sofrem algum dano ( quebra de ramos ou morte destes) que impossibilite a sua venda como árvore normal para jardim devido a algum erro estético.
Os ramos vão ser desaramados podados e limpos de agulhas velhas para abrir toda a estructura da árvore e provocar mais backbudding.
Pequenos trabalhos na madeira morta também serão feitos assim como o rearamar de muitos ramos secundários e terciários para melhorar a profundidade desde exemplar.
Só um ramo principal necessitou de ser protegido com ráfia para o seu novo posicionamento.

O vaso actual onde a planta se encontra não é o definitivo, esse chegará aqui ao viveiro dentro de alguns meses (Tokoname rectangular castanho com pequeno rebordo interior) e espero que seja uma boa escolha pois quero dar á árvore uma aparência mais contida e compacta mostrando os seus 150 anos de idade.
Mostro-vos no entanto um outro vaso Tokoname rectangular com rebordo de forma muito clássica que eventualmente também poderia ser uma escolha no futuro.
Nesta árvore a forma rectangular do vaso faz sobressair melhor a força visual contida  e bastante poderosa deste exemplar.

Uma das características da qual gosto mais neste exemplar é precisamente a sua compacticidade e força visual devido ao seu tronco grosso e poderoso e o movimento dinamico bem determinado pelo Sashi-Eda.
Este trabalho como já disse é um passo na coesão e integração dos vários elementos que determinam a árvore visualmente (Tachiagari,Sashi-Eda, restantes ramos e copa)  para assim criar uma coerência do todo.
Digo isto pois na primeira publicação que fiz acerca desta árvore, um dos ramos principais tinha sido podado mudando a aparência deste exemplar.
Aí a árvore tinha perdido força visual e coesão de imagem.
Agora com este trabalho, foi possivel não só restabelecer essa coesão, mas também aprofundar o detalhe das suas ramificações assim como melhorar alguns detalhes da conicidade e textura da madeira morta que ainda precisavam de refinamento.
Grossura na base 18cm, altura 72cm.   

Comentários

Mensagens populares