Taxus Baccata

Um Taxus que comecei a trabalhar de material de viveiro faz 3 anos.
A planta original tinha mais de 150 cm de altura.
Como noutras espécies o problema com plantas de viveiro é que normalmente os ramos mais baixos são também os mais fracos e desprovidos de ramificações interiores.
Isto implica que por vezes é necessário esperar anos até ser possivel fazer podas que vão permitir uma redução sustancial do comprimento dos ramos originais.
Mas confiante que a planta iria reagir da maneira que esperava comecei o trabalho podando todos os ramos só deixando 3 dos mais baixos, aproveitei os tocos de ramos cortados para fazer Jin assim como toda a parte direita do tronco foi transformada em Shari.
No ano passado já tinha reduzido alguns dos ramos, mas agora foi possivel reduzir toda a silhueta deste exemplar pois tinha feito back-budding por toda a parte.
Na primeira foto o ramo principal mais baixo do lado esquerdo já tinha sido podado dos brotes mais longos mas ainda não reduzido.
Embora possa parecer a algumas pessoas que a árvore foi podada de uma maneira demasiado agressiva, a verdade é que esta poda é a condição determinante para fazer desta árvore no futuro um Bonsai com alguma qualidade, pois isto vai-me permitir criar uma boa densidade e conicidade nos ramos.
Como a árvore está de perfeita saúde e óptimo enraizamento esta poda vai obrigar também a árvore a fazer uma explosão de novos brotes por todo o lado os quais irei seleccionar para aperfeiçoar toda a ramificação futura.
Grossura na base 10cm, altura 26cm.
No próximo ano nesta altura a árvore já terá uma densidade bastante boa.
O Nuno Nunes fez o trabalho de limpeza de agulhas e aramamento.

Comentários

Mensagens populares