Chamaecyparis nana obtusa gracilis

Este Chamaecyparis estava na minha lista de remodelações e este tempo chuvoso em que a rega das árvores do viveiro não é necessária ajudou-me a tomar a decisão de estudar outras possibilidades para melhorar as suas proporções.
Já à anos que várias coisas na sua forma não me satisfaziam mas esse processo teve de amadurecer até se cristalizar nesta ideia de fazer uma remodelação drástica.
O trabalho de podas, Jin, trabalho manual no Uro (cavidade na madeira apodrecida da base) e aramamento durou dois dias, assim como o envase feito logo de seguida pois a massa de raízes finas criadas desde o último envase assim o permitiu.
A árvore para o trabalho ser possível teve de ser podada extensivamente na folhagem, tarefa que no Chamaecyparis tem de ser bem feita pois esta espécie assim como por exemplo espécies de Cedrus não faz back-budding havendo o perigo de perder densidade.
O vaso pequeno e bastante alto Tokoname ajuda a dar à árvore uma forma compacta e coquette.
O Uro foi escavado mais com formões e goivas retirando partes de madeira apodrecida e retirando indicios do trabalho precedente feito com máquina.
A base da àrvore tem 15cm de grossura e a altura do seu topo vivo é de 45cm.
O Ten Jin (Jin do topo) no futuro poderá ser reduzido,mas essa decisão irei tomar quando a forma da árvore amadurecer um pouco mais.
Na raíz principal do lado direito que agarra a árvore visualmente ao solo irei fazer um pequeno Shari para refinar a sua imagem que agora é demasiado pesada e grossa.
A árvore ficou com mais elegância transparência e definição e creio que este trabalho elevou grandemente a qualidade do material de partida.
 

Comentários

Mensagens populares