Acer palmatum

Este Acer embora esteja a ser trabalhado à alguns anos precisava de um novo rumo para melhorar a sua qualidade e proporções.
No caso desta árvore decidi só utilizar o primeiro terço da mesma como futuro Bonsai, embora normalmente seja possível fazer um alporque da parte que não é utilizável  para fazer novas árvores neste caso achei que havia uma certa falta de elegância do topo da árvore para fazer um novo Bonsai de qualidade.
Ramificações que custaram anos a fazer é sempre duro de podar mas com esta árvore não só foi reduzida enormemente  a sua altura assim como ramos demasiado grossos e longos foram também retirados.
Todos os ramos foram aramados colocando-os nas suas novas posições e foi feito também um envase sendo as raízes severamente cortadas.
O vaso de Brian Albright com um vidrado Cloudy blue muito escuro dá um bom contraste com a casca e delicadeza das ramificações assim como com as folhas na Primavera e Outono.
O novo topo de momento ainda é demasiado alto e será no futuro reduzido mas primeiro é necessário deixá-lo engrossar para melhorar a conicidade do tronco.
Quando a grossura desejada for alcançada o topo actual será retirado e o novo construído a partir de um pequeno ramo a meio da sua altura actual.
Vai demorar alguns anos a acabar a construção da nova forma, a criar boas conicidades e delicadeza de ramificações mas no fim tenho a certeza que o produto final vai ter mais qualidade.
Árvore antes do trabalho.
Grossura do tronco na base 12 cm, altura 38 cm.

Comentários

Mensagens populares