Juniperus

WANTED
Este Senhor, foi a causa da queda desta árvore da bancada onde estava, provávelmente quando da sua perseguição a uma osga e embora na foto pareça muito inocente posso garantir-vos que está pronto para outra...

Essa é a razão pela qual tive de fazer um envase de urgência a esta árvore faz algum tempo.
Agora depois de me assegurar da boa saúde da árvore decidi algumas mudanças drásticas pois esta espécie de viveiro tem alguns problemas como Bonsai.
A sua folhagem é dificil de compactar e o seu crescimento muito rápido faz com que perca rápidamente a forma.
Uma maneira de ajudar ambos os problemas é a redução do tamanho do vaso pois com uma mistura de solo muito drenante e um controle espartano da rega o seu crescimento é efectivamente diminuido.
Uma diminuição tão drástica da copa faz com que o futuro tratamento e manutenção das massas de folhagem sejam mais fáceis, tornando o ponto focal deste exemplar (as massas de Jin) mais proeminentes e dramáticas contra-balançadas pela pequena copa verde do lado direito.
Se tudo correr bem no Outono poderei fazer o envase para este belo vaso do ceramista Miguel Neto com um fora do comum vidrado de cinzas, preto baço e irregular.
Frente e lateral antes do trabalho


Depois da poda mas antes de formar os Jin.




Devido ao vaso estar em frente da árvore este parece maior no que na realidade será depois do envase
A nova forma em estilo Fukinagashi (batido pelo vento) é uma expressão minimalista pretendendo retratar duras condições de vida e reflectida na "severidade" do vaso.



Comentários

Mensagens populares