Juniperus Sabina

Na foto acima mostro a possibilidade de formação em Han-Kengai.
Os ramos que cobri com o pano não seriam aproveitados com folhagem mas sim como Jin bastante grandes.
Na foto abaixo podem ver o tamanho do exemplar.


Traseira da árvore mostrando as linhas de seiva vivas.





Foto em baixo mostra o lado direito da árvore.












A foto em baixo mostra a possibilidade de formar uma árvore em estilo Bankan (um estilo actualmente pouco visto com o tronco muito retorcido).

Para esta possibilidade o movimento da árvore seria para a esquerda com o ramo principal desse lado e Jin curtos do lado direito.

O ramo frontal nas duas possibilidades apresentadas seria formado como Jin




O trabalho de preparação deste Sabina consistiu em 4 dias de limpeza da folhagem e consequentemente o trabalho de limpeza da madeira morta.
O trabalho que à primeira vista parecia de alguns dias de trabalho alargou-se bastante devido à existência de Shari cobertos por casca morta e ao contrário de muitos outros Juniperus neste caso impossível de discernir a diferença entre as partes vivas e as secas mesmo depois de um exame minucioso.

Sendo assim a única maneira de fazer o trabalho foi centímetro a centímetro fazer a limpeza avançando com precaução para evitar qualquer dano às partes vivas.

E este Juniperus teve muitas surpresas escondidas pois o movimento e a lógica do seguimento de algumas das suas veias vivas desafiava qualquer um pela sua complexidade e particularidade.

Fazer todo o trabalho com ferramentas manuais provou ser também por vezes um quebra-cabeças e um constante exercicío à minha imaginação na maneira e posicionamento dos meus braços mãos e ferramentas.

Mas com paciência e concentração é possível levar todas as tarefas a bom fim, e este foi um bom teste.

A linha de tronco deste Sabina é bastante fascinante e agora com o jogo de luz e sombra provocado pelas partes de madeira viva e morta é pela primeira vez aparente a sua compacticidade ao mesmo tempo que a sua ligeireza.

Considero isto apenas um estudo das várias possibilidades de desenho.

Quero que a árvore tenha bastante mais força antes de fazer qualquer trabalho estrutural nela, e por isso todo e qualquer trabalho será adiado até pelo menos o próximo Outono.

É notável a diferença entre a sua aparência antes e depois do trabalho pois agora as formas retorcidas do tronco são bem mais visíveis com uma aparência quase arquitectónica.

Comentários

Mensagens populares