Quercus Ilex

Das espécies que sempre me fascinaram, certamente as várias espécies de Quercus têm um lugar especial!
Já no ano passado tinha começado a procura de algum material interessante que me inspirasse.
Este ano essa busca cristalizou-se neste exemplar Yamadori Italiano de Quercus Ilex.

A primeira vez que vi a árvore entre todas as outras não me consegui aperceber das suas qualidades.
A aparência da sua madeira morta feita com uma máquina cerca de dez anos antes pela pessoa que a recolheu certamente não contribuiu ou facilitou a escolha.
Só quando colocámos a planta numa mesa separada pude-me aperceber da elegância das suas linhas apesar do calibre do seu tronco na base (30cm).

A casca bem formada o movimento do tronco e a sua conicidade assim como os ramos bem distribuidos formaram a base dessa escolha.

A primeira coisa que necessitei de fazer foi trabalhar toda a madeira morta com ferramentas manuais retirando todos os traços da máquina utilizada no passado.
O segundo trabalho foi colocar em ráfia alguns ramos mais grossos que precisavam de ser movidos seguindo o trabalho de aramamento.
A madeira do Ilex é dura e pouco fléxivel o que torna a tarefa difícil.

O primeiro trabalho de poda e colocação dos ramos foi feito mas de momento as dimensões da planta ainda não são as pretendidas.
Em Maio quando a planta estiver aclimatizada e em pleno crescimento farei uma poda drástica para obrigar a planta a fazer brotação para o interior e para reduzir mais toda a silhueta.
Com esta poda o tamanho das folhas irá também dimimuir melhorando toda a aparência da árvore
Dessa maneira o tronco ganhará em força visual e a ramificação irá começar a compactar.
No próximo ano a árvore será envasada no vaso final.

Se bem que o trabalho nesta árvore tenha apenas começado, posso dizer que é um previlégio poder acompanhar o seu desenvolvimento, e certamente com os conselhos e enormes conhecimentos do Mestre Liporace essa tarefa irá a bom porto!

Comentários

Mensagens populares