Pinus Halepensis Trabalho de preparação










A primeira vez que fui trabalhar em Itália com o Mestre Liporace fiquei subjugado com a impressão que o conjunto do seu trabalho, o seu viveiro, as árvores, e o seu acolhimento me deram.

Das impressões mais fortes que tive foi quando ao vêr o material numa das suas estufas me deparei com este Pinus Halepensis.
Embora ouvessem ainda mais alguns á sua volta e a qualidade geral do material em geral fosse pura e simplesmente de primeira, este Pinus imediatamente despertou a minha paixão.

Quando demonstrei o meu interesse pelo Pinus notei contudo uma grande relutância do Mestre em dar resposta.
Só após alguma insistência da minha parte em adquirir o Pinus, Liporace acedeu,explicando-me com pesar que ele próprio estava a pensar trabalhá-lo.

Mais tarde percebi que se não tivesse mostrado determinação em têr aquele Pinus o Mestre Liporace provávelmente nunca teria concordado.

De volta ao Pinus: Yamadori Italiano com uma casca estupenda (muitos Pinus Halepensis não têm a casca formada a toda a volta do tronco com a mesma textura o que reduz o valor da árvore)e um movimento fantástico logo a partir da base.
A árvore só possui dois ramos vivos no topo.

A primeira ideia de desenho foi utilizar um destes ramos para com dobragens formar uma árvore compacta (o que eu e o meu colega o Matthijs chamamos de Spaghetti Bonsai).

Com o passar do tempo contudo e conhecendo melhor a árvore desde que aqui se encontra, e em conversa com Liporace no ano passado, chegámos há conclusão que a melhor maneira de compactar ainda mais este Pinus, e tentar fazer dele uma árvore tècnicamente perfeita, é escolhendo um caminho mais longo utilizar a técnica dos enxertos para conseguir esse intuito.

Foi isso que fiz á alguns dias e apresento aqui uma pequena reportagem disso.

Quando digo que escolhi um caminho mais longo para a formação desta árvore refiro-me ao facto de que se tivesse utilizado a técnica das dobragens, seria possivel de dar uma silhueta compacta e uma aparência acabada em muito pouco tempo a este exemplar.

Ao escolher pelos enxertos será um processo que requerirá entre 5 a 10 anos para construir a copa mas como já disse técnicamente a árvore será mais perfeita e também mais fácil de mantêr compacta ao longo dos anos.

Portanto aqui fica a primeira fase do trabalho.
Se tudo correr bem poderei dentro de um ou dois anos separar as partes enxertadas.
Fiz 4 enxertos por aproximação nos sitíos onde pretendo os ramos prncipais e o futuro ápice.

Para as pessoas que estejam preocupadas com o tamanho das agulhas deste exemplar (por vezes toma proporções de quase histeria a maneira como muitas pessoas falam do tamanho das agulhas em exemplares que nem sequer têm a forma básica e que portanto só necessitam crescer e fortalecer) posso tranquilizá-las pois quando a construção da copa começar, irei aplicar técnicas para a diminuição do tamanho das mesmas,mas por agora isso seria contraproductivo pois iria stressar a árvore que de momento só necessita crescer.

Ao ir progredindo neste trabalho farei novas actualizações.

Entretanto este Baby Halepo irá gozar do Sol Algarvio (quando este voltar!).

Comentários

Mensagens populares