Acer palmatum Nomura

Tenho este Acer já à anos e desde que o comecei a trabalhar que ele sofreu grandes alterações sobretudo a nível do tronco e base.
Contudo havia ainda problemas na sua estrutura de ramificações com partes sem conicidade nem movimento.
Finalmente decidi recomeçar esta árvore.
E quando digo recomeçar é mesmo isso que pretendo.
Inclinação futura da árvore.
Esta variedade de Acer tem na Primavera a coloração rosa mais subtil e delicada que conheço nas muitas espécies de Acer embora também tenha alguns problemas sobretudo a sua tendência para fazer longos entrenós que tem de ser monitorizada com boa técnica.
Mudar o estilo desta árvore formada no estilo tronco duplo (Sokan) para uma formada em meia -cascata (Han-Kengai) implicou neste caso podas drásticas e sobretudo um bom trabalho a nível radicular para redirigir e corrigir a direcção de muitas raízes crescidas durante anos de outra forma.
Considero esta parte do trabalho feito apenas a primeira parte e nos futuros transplantes as podas a nível radicular irão continuar até o resultado pretendido ser alcançado.
Não foi possível colocar a árvore logo na posição futura, mas daqui a 2 ou 3 anos isso será perfeitamente possível e nessa altura a forma e ramificações já estarão muito mais avançadas.
Acer no estilo Han-Kengai não são muito comuns e este exemplar com a base com 10cm de grossura e os seus12cm de altura irá ter uma aparência dinâmica.
Devido ao trabalho nas raízes parte da curva da base no lado esquerdo não está agora visível devido ao nível do solo a tapar para induzir a criação de novas raízes nos sititos pretendidos, no futuro a aparência será mais elegante.
O vaso final será mais pequeno e profundo do que este  vaso tambor japonês vidrado embora este vá contrastar muito bem com a folhagem deste Nomura.  

Comentários

Mensagens populares