Pinus halepensis

Por vezes antes de podermos trabalhar uma árvore demora anos de preparação ,mas é sempre um momento muito especial quando finalmente é possível fazer o trabalho necessário para dar a sua primeira formação.
O caso deste Pinus que comprei em 2007 ao Mestre Liporace e que só agora foi possível  formar mostra bem que a paciência é uma virtude que eu (nã0!LOL) domino!!!
É um Pinus de alta qualidade com uma casca FANTÁSTICA e que nos últimos anos foi sujeito a vários enxertos de aproximação alguns dos quais não "pegaram" mas felizmente os que pegaram cresceram tão rápido que foi agora possível determinar a estructura básica da árvore utilizando só esses enxertos e cortando todos os ramos de origem, alguns dos quais tinham 2 metros de comprimento e com os quais só seria possível fazer um Bonsai utilizando o chamado método Spaghetti (fazendo dobragens muito extremas dos ramos existentes para diminuir o seu comprimento visual).
Ontem cortei os ramos de origem utilizados para os enxertos e hoje aramei e formei colocando os ramos da estructura básica nos seus novos sitíos.
Em Junho irei fazer a poda das velas que cresceram esta Primavera para começar a densificar e compactar a árvore e assim também começar a diminuir o tamanho original das agulhas nesta espécie muito longas e finas.
Devido a cortar agora os ramos originais e por ser fim da Primavera não me foi possível reduzir os tocos dos ramos em Jin pequenos e menos intrusivos na forma actual da árvore mas isso será feito quando os mesmos tocos secarem completamente.
Facto pelo qual os tapei com papel para ser possível ver a estructura básica da árvore sem factores demasiado distractivos.
Vai demorar alguns anos a construír as ramificações básicas da árvore mas o facto de todos os ramos serem enxertados e curtos fará com que a qualidade da árvore suba substancialmentecriando um esqueleto técnicamente muito mais perfeito do que o que seria conseguido com dobragens.
Um vaso possível para um futuro envase será este belíssimo vaso feito à mão no Japão que salienta a força visual do tronco o seu movimento e a rugosidade da sua casca.
Mas por agora é apenas prematuro estar a divagar sobre o vaso final.
Árvore no momento em que foram feitos os enxertos.
Aparência da árvore ontem antes da poda dos ramos originais.
Fase intermédia onde os ramos enxertados já estão aramados mas alguns ramos em excesso ainda não foram podados.
Frente provável da árvore depois do trablho de aramamento e poda ter sido completado.
Lateral esquerda da árvore.
Possível vaso "final" para o futuro da árvore.
Árvore depois do trabalho feito mostrando o ramo de sacrifício deixado no topo para promover o engrossamento do mesmo e mostrando também os tocos ainda não trabalhados em Jin.
Primeiro à muito trabalho a ser feito!!!!
Tronco na base 20cm, altura 55cm.     

Comentários

Mensagens populares