Elaeagnus pungens

Algumas árvores devido ao tempo que as trabalhámos e o relacionamento que com elas desenvolvemos (sim utilizo na minha opinião a boa expressão pois acabamos por compreender e acompanhar todo o desenvolvimento criando um elo muito especial entre "cuidador" temporário e "tratado") tornam-se quase monumentos do nosso percurso.
Como monumentos desse percurso é quase sacrilégio trabalhar neles e mudar por completo o rumo dessa árvore.
As pessoas que frequentam os meus cursos já estão a adivinhar para que lado é que esta história vai pender!!!LOL

Depois de 16 anos de formação desta árvore a partir de material de viveiro e depois de muito hesitar tinha chegado a altura de tomar decisões radicais.
Com o passar dos anos alguns problemas não resolvidos no inicio da sua formação tinham-se agravado, e alguns ramos que no inicio estavam em proporção com o tronco tinham engrossado demasiado assim como a falta de conicidade de algumas partes do tronco e ramos tinha-se mantido.
De facto utilizei esta árvore nos meus cursos como material para os alunos darem as suas criticas e exporem as suas ideias sobre um possível melhoramento dos seus problemas.

A minha esperança antes de começar o trabalho era de poder eventualmente manter o desenho do exemplar  melhorando alguns dos seus problemas mais graves.
Esperança vã pois ao começar o trabalho tornou-se rapidamente claro que esse não iria ser o caso.

Fiz primeiro uma poda primária para ser visível a estrutura da árvore e como último fiz a poda definitiva deixando só o essencial para começar tudo de novo.
Sim doí um pouco serrar ramos que demoraram tanto tempo a formar!!!LOL
Mas examinando os problemas que a árvore tinha creio que agora tem um futuro bastante mais risonho quanto à qualidade da sua forma.
O movimento principal da árvore mudou também da esquerda para a direita e o seu tamanho diminuiu considerávelmente dos 55cm que tinha para os presentes 30cm.
Tendo também com esta nova frente mais tri-dimensionalidade não só a partir desta mas também da lateral.
É claro que vai demorar alguns anos de trabalho para fazer uma ramificação credível e definir a silhueta mas isso são as bases diárias do trabalho no viveiro.
Frente antes do trabalho.
Mostrando o tamanho da árvore.
Lateral esquerda.

Primeira poda provisória.
Antiga frente depois da poda final.
Nova lateral esquerda.

Comentários

Mensagens populares