Quercus suber

Mais um Sobreiro envasado hoje depois de dois dias a fazer desfolhação!LOL
O vaso não foi mudado pois depois de tentarmos vários diferentes chegámos à conclusão que o vaso actual continua a ser o melhor para dar uma imagem mais "coquette" à árvore!
Todo o Nebari existente foi mais exposto pois na raíz principal depois de alguns anos de exposição ao ar a sol começa a mudar a estrutura da casca começando também a formar cortiça.
Assim as raízes principais embora esta árvore seja um Yamadori e não sendo um Nebari imponente ficarão no futuro mais incorporadas com todo o desenho da árvore.
Esta árvore também foi desfolhada para haver uma segurança da sua sobrevivência depois do envase pois os Sobreiros estão conhecidos como árvores caprichosas e sensíveis no que respeita aos envases e poda de raízes.
Na foto lateral notam-se bem agora com a árvore desfolhada que dois ramos grossos e sem muita conicidade se destacam demasiado da silhueta da árvore.
Depois da árvore ter recuperado completamente do envase será feita no próximo ano uma poda drástica para encurtar os ramos deixando-os fazer novos brotes que me permitirão a sua total remodelação e uma inserção mais harmoniosa na silhueta da árvore.
As ramificações começam a ser cada vez mais finas e refinadas embora existam ainda alguns ramos que terão de crescer livremente um número de anos para engrossarem.

Como última nota quero referir que na minha experiência e no clima onde vivo a desfolhação resulta bem nesta espécie.
As árvores reagem crescendo e brotando bem depois do trabalho mas não posso garantir que em climas mais frios ou em regiões mais húmidas as árvores reajam da mesma maneira.
Cada um terá de experimentar para saber se o método resulta igualmente bem.
Frente depois do envase feito.

Parte do solo velho retirado sendo possível ver o bom crescimento de raízes finas.

De notar que a massa de raízes antes do trabalho começar apresentava um enorme crescimento de micorrizas que nesta espécie podem ter várias colorações,alguns sendo brancos parecidos com os dos Pinus outros sendo castanhos ou avermelhados.

Nesta foto lateral é bem visível o comprimento excessivo dos dois ramos que se projectam para a frente da árvore.
No futuro o tamanho da silhueta lateral diminuirá não só na parte da frente da árvore mas também na traseira.

Comentários

Mensagens populares